Hospital César Cals é destaque em revista do Ministério da Saúde

18 de outubro de 2012 - 12:08

O tratamento da sífilis congênita adotado pelo Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, foi abordado em um trabalho destaque na edição de 10 anos da revista “resposta +”, publicação das experiências do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

 

O projeto desenvolvido pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HGCC foi um dos três finalistas da última Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), no ano de 2011. O trabalho “Núcleo Hospitalar de Epidemiologia como importante ferramenta nas ações de prevenção e controle da sífilis congênita em maternidade terciária em Fortaleza” apontou que ações desenvolvidas pelo setor foram de grande importância para prevenção e controle da doença.

 

“Essas ações se dão a partir do momento em que a gestante é identificada, na hora do parto, com o exame VDRL reagente, que indica a sífilis. Daí, tanto a mãe, como o companheiro são tratados na unidade com as três doses de Benzetacil, que é o diferencial da César Cals”, explica a Dra. Maria do Socorro Cavalcante, coordenado do núcleo Hospital de Epidemiologia do HGCC. Já o bebê permanece internado durante dez dias para o tratamento adequado.

 

Foi o caso de Maria Cecília, nascida na Maternidade do Hospital César Cals, que tomou as injeções durante os primeiros dez dias de vida, passados no hospital para o tratamento contra a sífilis congênita, o que evitou as consequências da doença. A mãe dela, Antônia Taiane, descobriu logo cedo o diagnóstico e recebeu o tratamento na unidade, na 28ª semana de gestação.

 

Quando a sífilis é transmitida de mãe para filho e não é tratada pode causar surdez, cegueira, retardo no desenvolvimento motor, déficit de aprendizado, além de outras complicações neurológicas. Após a alta, todos os recém-nascidos do HGCC são acompanhados pelo ambulatório de pediatria.

 

Link para a revista: http://www.aids.gov.br/publicacao/revista-resposta-positiva-2012

 

18.10.2012

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge (ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)

Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals