Com 38 medalhas, cearenses batem recorde nas Paralimpíadas Escolares

19 de outubro de 2012 - 13:39

Os paraatletas cearenses fizeram bonito nas Paralimpíadas Escolares realizadas na cidade de São Paulo – SP. No terceiro dia da competição nacional, 15 medalhas foram conquistadas, sete de ouro,  uma de prata e sete de bronze. O total de medalhas dos três dias de evento, bateu o recorde do ano anterior. Em 2011, foram 32 medalhas. Já em 2012, o Ceará garantiu 38 medalhas sendo 19 de ouro, sete de prata e 12 de bronze.  Mais do que nunca a superação, a garra e o talento dos atletas cearenses encheu os olhos de todos os participantes.

Nesta sexta-feira, os nadadores cearenses fizeram a festa na Escola de Educação Física da Polícia Militar. Nove medalhas foram conquistadas pelos nossos guerreiros. Antonio Johny subiu no lugar mais alto do pódio nos 100m peito classe SB9 e também ganhou medalha de bronze nos 50m livres classe S10. Rochelle da Silva medalha de ouro com 31s71 bateu o recorde brasileiro nos 50m livres classe B S10. Ouro também para Victor Soares nos 50m livres classe S11 e para Larissa Ketlen nos 50m borboleta classe S10, que também conquistou a medalha de prata nos 50m livres. Ouro para Samuel Pereira nos 50m livres classe S5.  Mauro Silva nos 50m livres classe S12 e Igor Anderson nos 100m peito classe SB8, garantiram o bronze.

Já as competições de Atletismo tiveram início às 8h no Complexo Desportivo Vaz Guimarães no Ibirapuera. Os paraatletas que representam o Ceará ganharam 5 medalhas. Allison Roque Silva conquistou a medalha de ouro no lançamento de pelotas com a marca de 29,24m classe F37. Maria Pamela ganhou o ouro no salto em distância classe F46. Medalha de bronze para Brando Áquila nos 1500m classe T13, para Antônia Bianca Silva no salto em distância com 3,01m classe F13 e para Francisco Caio no lançamento de pelotas classe F44. No Atletismo, o Ceará ficou em 14º lugar geral com 153 pontos na competição nacional.

Nas disputas do tênis de campo realizadas na Escola de Educação Física da Polícia Militar, o atleta Francisco Denilson ganhou a medalha de bronze em duplas. O técnico Lidio Andrade destacou o desempenho do cearense na competição. “O Denilson foi bastante elogiado por todos os técnicos e comissão organizadora das Paralimpíadas, por ser um atleta que treinou pouco tempo e mostrou um grande potencial”, disse Lidio.

As Paralimpíadas Escolares encerram nesta sexta-feira (19) com uma grande festa e show da banda Restart. A delegação cearense embarca na madrugada deste sábado (20) para Fortaleza.

Paralimpíadas Escolares

Considerada a maior competição mundial para atletas com deficiência em fase estudantil, as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), promovem a inclusão social, a saúde, além de ser um grande celeiro de atletas que encontram no esporte uma forma de exercer sua cidadania. Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.

19.10.2012

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
Manuella Viana / Isaac Araújo
(85) 3101-4415
imprensa@esporte.ce.gov.br