Dragão das Crianças apresenta Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra neste domingo

19 de outubro de 2012 - 19:00

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) lançou no dia 12 um calendário especialmente voltado para o público infantil, com diversas atividades gratuitas. A programação acontecerá também neste e no próximo final de semana. A partir das 16 horas, crianças de 6 a 12 anos poderão participar de oficinas de arte em música, animação e arte circense, além de conferir lançamentos literários de títulos infantis, apresentações de teatro e música, narração de histórias, exposições de arte, sessões de cineclube e muitas brincadeiras. As crianças que participarem das atividades também poderão participar do concurso cultural que levará o vencedor para o Beach Park.

O destaque deste final de semana é a apresentação da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, projeto social que trabalha a música entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A apresentação acontece às 18h, no Anfiteatro. Sob a batuta do maestro Hélio Júnior, 42 músicos aprendizes na faixa etária de 9 a 22 anos, todos estudantes da rede púbica de ensino da cidade de Croatá, localizada na região da Serra da Ibiapaba (CE), apresentam seus talentos no toque de clarones, trompas, clarinetes e saxofones, flautas transversais, flautins, trombones, trompetes, tubas e muitos outros instrumentos. O repertório inclui composições eruditas e populares. Considerada uma das melhores da região, a orquestra já abriu show do renomado pianista Arthur Moreira Lima.

Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra

A filarmônica Estrelas da Serra surgiu de um projeto chamado “Vamos Fazer Arte”, de iniciativa dos músicos Silvério de Oliveira, Elineudo Nascimento e Gilcimar dos Santos, que tocavam na banda municipal João Otaviano, em Croatá. Em 2006, eles começaram um trabalho voluntário de dar aulas teóricas e práticas de música para crianças do município com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos estudantes que viviam em situação de vulnerabilidade social. Naquele ano, formaram uma banda com os alunos de flauta doce que, logo depois se transformou no grupo Doce Melodia, de sopros. Em 2008, o projeto se expandiu com a compra de novos instrumentos e José Hélio Bezerra, instrutor e músico conhecido como Hélio Júnior, se juntou ao projeto, inaugurando os cursos de violão e percussão. Estava criada a Orquestra Juvenil, com jovens entre 8 e 18 anos de idade.

Em 2009, a Orquestra Juvenil fez sua primeira apresentação pública, na II Conferencia Municipal de Cultura de Croatá. A partir de então, passou a viajar por várias cidades e receber incentivos de editais e programas de patrocínio dos governos estadual e municipal, além de empresas privadas. Naquele ano, a orquestra passou a se chamar “Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra”, nome escolhido pela população através de uma votação na internet.

PROGRAMAÇÃO DRAGÃO DAS CRIANÇAS

Dias 20, 21, 27 e 28 de outubro

14 e 16h – Sessão de cinema no Cine Dragão do Mar

Oficinas de Iniciação Musical, Cinema de Animação e Malabares.  Das 16h às 19h, na Praça Almirante Saldanha e Arena Dragão do Mar. Inscrições no local.

Exposição e Contação de História, às 16h na Tenda Literária – Praça Almirante Saldanha

Lançamentos de livros, às 16h na Tenda Literária – Praça Almirante Saldanha

Brincando e Pintando no Dragão do Mar Domingos, das 16h às 19h, Praça Verde

Dia 20
16h – Lançamento de títulos da Editora Diz – na Tenda Literária – Praça Almirante Saldanha
18h – Uma Viagem pelas histórias – Grupo Uni-duni-ler
19h – Confia em Mim – Residência Artística de Sapateado
Espaço Rogaciano Leite Filho

Dia 21
16h – Lançamento de “Carta da Vovó e do Vovô” de Ana Miranda. Editora Armazém da Cultura  – na Tenda Literária – Praça Almirante Saldanha
18h – Orquestra Estrelas da Serra – Anfiteatro
18h – O Circo sem teto da lona furada dos Bufões – Dona Zefinha – Espaço Rogaciano Leite Filho
19h – Circuito Riso – Cia Pã de Arte e Cultura – Espaço Rogaciano Leite Filho

Dias 27 e 28
16h – Lançamento de títulos da Tupynanquim Editora
18h – Quintal de Mangue – Cia Vidança – Anfiteatro
Anúncio do vencedor do concurso cultural “O Dragão te Leva ao Beach Park”
18h – Uma Viagem pelas histórias – Grupo Uni-duni-ler no Espaço Rogaciano Leite Filho
19h – Confia em Mim – Residência Artística de Sapateado no Espaço Rogaciano Leite Filho

Dia 28
18h – Boi Estrela – Grupo Formosura de Teatro no Espaço Rogaciano Leite Filho
19h – Circuito Riso – Cia Pã de Arte e Cultura no Espaço Rogaciano Leite Filho

Dragão das Crianças

O Projeto, entitulado “Dragão das Crianças: Arte para Crescer Feliz”, visa iniciar todo um programa de inclusão das crianças no calendário cultural oferecido pelo equipamento, estimulando-as ao conhecimento e consumo de bens culturais e produção de bens simbólicos, a partir de variadas opções de cultura, entretenimento e arte-educação.

Segundo o idealizador do Projeto, o presidente do IACC, Paulo Linhares, “a motivação é criar nas crianças um vínculo de pertencimento com este equipamento cultural, gerando uma relação de afetividade e identificação com o espaço, que até então tem sido tão pouco receptivo para este público. Além de terem acesso gratuito à fruição de diferentes linguagens artísticas, as crianças têm à disposição mais um lugar de socialização.”

Serviço: Dragão das Crianças
Dias 20, 21, 27 e 28 de outubro de 2012
Programação a partir das 16h

19.10.2012

Assessora de Comunicação e Marketing do IACC
Luciana Vasconcelos
(85) 3488.8625 / (85) 8733.8829
www.dragaodomar.org.br
@_dragaodomar
www.facebook.com/dragaodomar