Unidade Básica de Saúde será inaugurada em Tarrafas neste sábado (20)

19 de outubro de 2012 - 18:01

Do total de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), construídas com recursos do Governo do Estado, 138 já foram concluídas em diferentes regiões do Ceará. Uma dessas novas unidades fica na localidade de Sítio Patos, em Tarrafas, no Cariri. A unidade faz parte da macrorregião contemplada com 35 UBSFs feitas nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS), que será inaugurada neste sábado (20), às 14 horas.

 

As famílias do Sítio Patos, cerca de 2.500 pessoas, não precisam mais viajar quatro quilômetros até a sede do município para receber atendimento básico. Agora terão um espaço com estrutura moderna e ampla próximo de casa. Além de salas para atendimento médico, de enfermagem e de saúde bucal climatizadas, contarão com salas de vacinação, dispensação de medicamentos e ambiente para educação em saúde, com orientações sobre prevenção a diferentes doenças.

 

Na obra o Estado investiu R$178.660,00. Nas 150 UBSFs o investimento foi de R$26.779.000,00. Esses municípios atingiram metas de atenção básica na saúde da população, como cobertura igual ou superior a 70% do Programa Saúde da Família (PSF), realização de pelo menos quatro consultas às gestantes e ainda participação nos consórcios públicos de saúde, estratégia de gestão lançada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e adotada nas policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas Regionais (CEOs). Através dos consórcios, o custeio das policlínicas e CEOs é compartilhado entre o governo do Estado e os municípios de cada região. As policlínicas e CEOs regionais são construídas pelo Estado.

 

As novas Unidades Básicas de Saúde da Família substituem os antigos postos de saúde, que na grande maioria funcionavam em instalações inadequadas e alugadas pelas prefeituras municipais. Os serviços da atenção básica são de responsabilidade das prefeituras, mas em apoio às gestões municipais o Estado decidiu estruturar uma nova rede de Unidades Básicas de Saúde da Família. Há 12 em fase de conclusão.

 

19.10.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara