Ceará: Escola de Artes e Ofícios vence maior prêmio em Educação Patrimonial do Brasil

24 de outubro de 2012 - 15:19

O Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), através da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), foi vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), considerado o mais importante reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. A solenidade de premiação será realizada nesta quarta-feira, 24 de outubro, às 19 horas, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, com show do músico Paulinho da Viola.

 

Inscrita com o Projeto “Patrimônio Para Todos – Uma Aventura Através das Memórias”, a EAOTPS sagrou-se vencedora na categoria Educação Patrimonial, a mais concorrida deste ano, com 16 propostas. Duzentos e vinte e quatro projetos, de pessoas físicas e jurídicas, concorreram ao Prêmio, que também abriu vagas para as categorias: Promoção e Comunicação, Educação Patrimonial; Pesquisa e Inventário de Acervos; Preservação de Bens Móveis; Preservação de Bens Imóveis; Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico; e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.

 

Para concorrer ao Prêmio, os candidatos apresentaram à Superintendência Estadual do Iphan das suas cidades um dossiê ilustrado que caracterizasse a sua atividade. Entre os 70 vencedores estaduais pré-selecionados, a Comissão Nacional de Avaliação, formada por 16 profissionais de renome na área de cultura, elegeu, além do cearense “Patrimônio Para Todos – Uma Aventura Através das Memórias”, os projetos Belém dos Imigrantes (PA), Oficina de Salvaguarda e Restauração: Areia e seus Museus (PB), Restauro do painel em mosaico “Alegoria das Artes”, da fachada do Teatro Cultura Artística (SP), Arqueologia e Socialização na Implantação de um Centro de Pesquisa no Amapá (AP) e Flautas Tradicionais do Vale do Jequitinhonha (MG).

 

Este ano, o Prêmio chegou à sua 25ª edição, que comemora os 75 anos do Iphan e os 400 anos da cidade de São Luís, tombada como patrimônio nacional e reconhecida como Patrimônio da Humanidade da Unesco.  Cada um dos vencedores das sete categorias receberá certificado, troféu e R$ 20 mil em dinheiro.

 

“Patrimônio Para Todos – Uma Aventura Através das Memórias”

Desde 2009, mais de 1,6 mil jovens já participaram das oficinas realizadas pelo Projeto que visa promover a valorização de jovens pertencentes a comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, a partir da produção e resignificação de bens culturais. Selecionados por meio de edital de seleção, os participantes são capacitados para integrar projetos de formação cultural. Além de receber bolsas de estudo para participar de experiências em bibliotecas, museus e outros centros culturais e, também, para coordenar pesquisas, ministrar oficinas e alimentar o blog do projeto (http://patrimonioparatodos.wordpress.com/), os jovens de 18 a 29 anos têm a possibilidade de gerar renda com o aprendizado adquirido. O conhecimento gerado nas atividades possibilita a identificação, o registro e divulgação da diversidade do patrimônio cultural do estado.

 

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Criado em 1987 pelo Iphan, vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), o Prêmio homenageia o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, que comandou o Instituto, desde a sua fundação, em 1937, até o ano de 1967. O mineiro que dá nome ao Prêmio foi também redator-chefe, diretor da Revista do Brasil e chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde Pública durante o governo de Getúlio Vargas. Integrou o grupo de artistas e intelectuais modernistas que trabalhavam no Ministério no período de Gustavo Capanema (1934-45), quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil

 

Serviço: Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),
Data: 24 de outubro de 2012
Hora: 19h
Local: Teatro Nacional Claudio Santoro – Sala Villa-Lobos – Brasília (DF)

 

Mais informações:  (85) 3488.8625 / 8733.8829
Facebook: www.facebook.com/dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar

 

24.10.2012

 

Assessoria de Imprensa do Dragão do Mar
Luciana Vasconcelos – 85 3488.8625