Banco de leite humano do HGCC mantém funcionamento no Feriado de Finados

1 de novembro de 2012 - 18:17

Durante o feriado de finados e no fim de semana, o banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, funciona normalmente, das 7 horas às 19 horas. Isso quer dizer que podem ser feitas as doações de leite materno, atendimento pelo disque amamentação (0800 286 5678) e atendimento no próprio banco.

 

A doação de leite é muito importante para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HGCC. Eles precisam de leite para uma recuperação mais rápida e efetiva. Ao doar, as mães ajudam a manter o estoque de leite do banco.

 

Para alimentar os bebês do HGCC, são necessários, pelo menos, 15 litros de leite diariamente. Dessa maneira, quanto mais doação, melhor. O leite doado é pasteurizado no próprio hospital. Quando são alimentados com leite humano, o tempo de internação na UTI pode ser reduzido pela metade e os bebês crescerão mais fortes e saudáveis.

 

As mães podem entrar em contato com o hospital para tirar dúvidas, esclarecimentos sobre amamentação, orientações, entre outros. Qualquer pessoa pode ligar gratuitamente. Para doar, é preciso estar amamentando e ter excesso de leite. Basta ligar para o disque amamentação ou procurar o banco de leite no Hospital César Cals, na avenida do Imperador 545, Centro.

 

Benefícios do leite materno

Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos no mundo. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

 

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. De acordo com o Unicef, no Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

 

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães. Auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A amamentação fortalece ainda o vínculo afetivo entre mãe e filho.

 

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarréia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

 

SERVIÇO:

Banco de Leite do Hospital Geral César Cals: 0800-286 5678

 

01.11.2012

 

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge – 85 3101 5350 | 8828 7463

Twitter: @Hosp_CesarCals

www.facebook.com/hospitalcesarcal