Defensoria inaugura Núcleo Central de Atendimento nesta segunda-feira (05)

1 de novembro de 2012

Na próxima segunda-feira (05), a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará realiza a inauguração oficial do Núcleo Central de Atendimento (NCA), localizado na Rua Nelson Studart, s/n. Na ocasião, será servido um café da manhã para os assistidos e apresentada a Pesquisa da Satisfação da Instituição. O NCA já funciona na sede administrativa desde maio deste ano e já realizou mais de 16 mil atendimentos no ano de 2012.

 

A pesquisa, realizada durante os dias 30 de maio e 5 de junho, ouviu assistidos do Núcleo Central de Atendimento, Núcleo do Consumidor, Núcleo da Conciliação e Núcleo do Idoso. O principal objetivo foi o de conhecer o grau de satisfação do usuário nas novas instalações, que passou por adaptações para melhorar o atendimento e a estrutura de trabalho dos Defensores Públicos. De acordo com os dados, 98,5% dos assistidos ouvidos na pesquisa estão satisfeitos com o atendimento recebido na Instituição, 100% avaliam como excelente ou bom o atendimento recebido pelo Defensor Público e as condições de estrutura e ambiente.

 

Para a Defensora Geral do Estado, Andréa Coelho, a pesquisa demonstra o quanto a  DPGE a cada dia mais se firma como Instituição modelo, tornando-se referência para todas as outras Defensorias Públicas do país. “O alto conhecimento técnico e o serviço jurídico de qualidade aliados ao comprometimento com os assistidos garantem aos Defensores Públicos reconhecimento perante a sociedade e o meio jurídico. Porém, há uma crescente necessidade de planejar as ações da Instituição, aparelhá-la ainda mais e torná-la reconhecida como agente de transformação social, com intuito de atender às demandas de uma sociedade exigente e em constante mudança”.

 

Para realizar o cadastro na DPGE o assistido deve ter em mãos documentos como a  identidade, CPF e comprovante de endereço, além de outros de acordo com a demanda. Em janeiro, quando a DPGE ainda estava na Rua Caio Cid, foram realizados 773 cadastros. Após a instalação do novo sistema, em maio, foram registrados, 2.149 cadastros. A maioria dos atendimentos está relacionada aos casos de família, consumidor, usucapião, ações possessórias e conciliações.

 

A conclusão da Defensoria Pública Geral do Estado é que, quando há investimento estrutural e humano (novas instalações e ambiente de trabalho saudável) o retorno é imediato para a população. Segundo o coordenador do Núcleo Central de Atendimento, o Defensor Público Derval Costa Filho,  isso também se deve ao trabalho mais aprofundado de triagem dos casos que chegam ao NCA. “O novo desafio é realizar o atendimento por agendamento, com exceção dos casos de urgência e emergência”, destaca o coordenador do NCA.

 

01.11.2012 

 

Assessoria de Comunicação da DPGE
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