Urca debate Sociedade, Políticas Locais e Desenvolvimento Sustentável

5 de novembro de 2012 - 11:35

Será aberto na noite desta terça-feira (06), no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), o II Colóquio Sociedade, Políticas Locais e Desenvolvimento Sustentável (II Ceurca). A abertura contará com a palestra do Professor Doutor Wilson Cano (Unicamp-SP), sobre Transformações Globais e Dinâmicas Localizadas, repensando a questão regional no Brasil, com a coordenação do Pós-Dr, José Micaelson Lacerda Morais, da URCA. O evento conta com a mostra paralela de artes, com fotografias e filmes, iniciada nesta segunda-feira (05).

 

O II Ceurca é realizado por meio do Departamento de Economia da Urca, e tem como proposta pensar a economia numa perspectiva interdisciplinar, valorizando seu aspecto social, sua contribuição para transformação da sociedade e para construção de novos paradigmas de desenvolvimento.

 

De acordo com a coordenação do evento, a meta é valorizar a perspectiva humana e ambiental. Segundo a professora Valéria Pinheiro, da Comissão Organizadora, pretende-se contribuir para a formação de condutas positivas, baseadas na ética e na solidariedade e para o estímulo a vivências e pesquisas propositivas, principalmente que estimulem e potencializem o desenvolvimento local e regional sustentável.

 

O evento, segundo a professora, traz como desafio o repensar da Gestão do território, políticas locais e desenvolvimento sustentável, através da contribuição de diferentes atores acadêmicos e de intervenção social. O tema também inspira a mostra de fotografias, que está sendo realizada no Salão da Terra, forma paralela, reunindo 42 trabalhos com registros do cotidiano sobre os centros urbanos regionais e as paisagens semiáridas do Brasil. A coletânea está dividida em duas categorias: Comunidade Acadêmica e Público em Geral.

 

MOSTRA DE FOTOGRAFIAS – Cascalhos de Santana

 

A exposição tem como curador e idealizador, o fotógrafo Alan Bastos. De forma artesanal, as peças foram criadas a partir da colagem de resíduos de Pedra Santana, descartados na natureza. As fotografias expostas foram escolhidas entre as enviadas para a curadoria da exposição. Dentre as selecionadas, três são as premiadas. Dois fotógrafos recebem, ainda, Menção Honrosa pela trilogia apresentada.

 

Período da Exposição:
De 05 até 09 de novembro – das 8 horas  às 21h30min
Data da Premiação:
09 de novembro – a partir 19 horas

 

05.11.2012

Assessoria de Imprensa da Urca

Elizângela Cariri (elizangelacariri@gmail.com / 88 8812.5525 – 3102.1213)