Títulos de terra e equipamentos serão entregues no Vale do Jaguaribe

6 de novembro de 2012

O Governo do Estado, por meio da  Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza solenidade para entrega de equipamentos e títulos de terra aos agricultores familiares da Região do Vale do Jaguaribe. Será nessa quarta-feira (7), em Russas, a partir das 8 horas. O secretário da SDA, Nelson Martins, estará presente no evento.  Através da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate a Pobreza Rural (Codet), serão entregues 18 colhedoras de forragem para associações comunitárias que atuam na cadeia produtiva da bovinocultura. Os equipamentos vão beneficiar uma média de 400 famílias com investimento superior a R$ 211 mil, oriundo do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A máquinas vão atender uma demanda contida no Plano Territorial Rural Sustentável do Vale do Jaguaribe.

 

“Os equipamentos são inovadores para agricultura familiar e têm o objetivo de apoiar a estratégia de reterritorialização cearense”, destacou Cleber Leite, assessor territorial da SDA. A ação vai beneficiar os municípios de Limoeiro do Norte, Quixeré, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Russas, Palhano, Alto Santo, Potiretama, Iracema e Ererê.

 

A Coordenadoria das Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape) vai entregar 32 kits de higienização de ordenha, duas motoensiladeiras e dois kits de análise do leite. O investimento é superior a R$ 17,5 mil e vai beneficiar 15 famílias de associações comunitárias de Alto Santo e Ererê.

 

O coordenador do Núcleo de Bovinocultura da SDA, Eduardo Barroso, destacou que a ação contempla demandas da cadeia produtiva da pecuária leiteira. “Esses equipamentos vão contribuir para a produção de reserva alimentar do rebanho e para a qualidade da produção e armazenamento do leite”, frisou.

 

Títulos de terra

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) vai entregar 2815 títulos de propriedade rural no município de Russas, dentro do Programa de Regularização Fundiária do Estado do Ceará.

 

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o título de propriedade permite que os agricultores familiares possam conseguir com mais facilidades para acessar às políticas de crédito dos Governos Federal e Estadual. “Desde 2007 nós já entregamos aproximadamente 64 mil títulos de terra e a nossa meta é até o final de 2014 entregarmos 260 mil títulos em todo o Ceará”.

 

O Idace está realizando o mapeamento das propriedades em 18 municípios cearenses. “Estamos com o projeto de Regularização Fundiária pronto em 10 municípios dos Territórios da Cidadania e mais sete no Litoral Leste”, afirmou o superintendente do Idace, Ricardo Durval. Segundo ele, a meta é atender 182 municípios cearenses, já que Fortaleza e Eusébio são municípios sem o registro de áreas rurais.

 

Serviço

Entrega de equipamentos e títulos de propriedade rural, em Russas
A partir das 9 horas, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico
Travessa Pedro Araújo s/n Russas, Ceará

 

06.11.2012

 

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br