Curso forma profissionais para serem cuidadores de idosos

7 de novembro de 2012 - 12:21

Os brasileiros estão vivendo cada vez mais, em média 73 anos, gerando crescente necessidade de formação de cuidadores de idosos. Com esse objetivo de preparar profissionais para oferecer cuidados especializados à população idosa, a Secretaria da Saúde do Estado e a Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Sesa, realiza o Curso de Formação de Cuidador de Idoso.  As atividades práticas estão sendo realizadas no Abrigo de Idosos do Ceará, na Rua Olavo Bilac, 1280, presidente Kennedy, desde o último dia 5 e até o dia 9, próxima sexta-feira. Na segunda-feira, 12, ocorrerá o encerramento do curso, na Esp-Ce, Avenida Antônio Justa, 3160.

 

O curso atraiu muitos interessados. No total, 180 inscritos. Foram selecionadas 50 que preencherem os requisitos básicos da formação. Além da formação mínima no ensino médio, apresentaram experiência prévia como cuidador e indicação de serviços de atenção ao idoso. Durante o curso os profissionais recebem o manual de cuidadores de idosos, que destaca o Estatuto do Idoso. Nos 118 capítulos, o Estatuto regulamenta e assegura os direitos do cidadão brasileiro de 60 anos e mais de idade. O manual traz até recomendações para uma boa comunicação com a pessoa idosa. Entre elas, “falar sem gritar, de maneira pausada e calma, sem ser muito lento”, e “ouvir o idoso com paciência, respeitando o o seu limite de resposta”.

 

Como quem cuida também precisa ser cuidado, o manual traz dicas sobre a saúde do cuidador. A primeira é que “o cuidador reserve alguns momentos do dia para se cuidar, descansar, realizar atividades físicas ou de lazer, como caminhada, ginástica, pintura, desenhos”. Outra dica ao cuidador é dar risada, um ato que parece pequeno, mas que é um exercício que envolve diversos sistemas e aparelhos do corpo humano. Folgas e férias, segundo pontua o manual, são necessárias na vida do cuidador.        

 

Mais de 1 milhão de idosos

 

O Ceará segue a tendência nacional de envelhecimento populacional. Nos últimos 10 anos a população de idosos aumentou 61%. Dados do censo de 2010 mostram que há no Estado, 1 milhão e 89 mil pessoas com mais de 60 anos de idade vivendo no Ceará, que representam 12,6% de toda a população do Estado. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, o Ceará aparece como o quinto Estado brasileiro com a população mais envelhecida. Realidade que leva a Sesa e a Esp-Ce manterem uma agenda de cursos permanentes nos cuidados com os idosos. Destaques de 2011 para este ano, a “Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em Atenção à Saúde do Idoso”, o “Seminário de Enfrentamento à Violência”, e o “Curso de Fundamentos em Gerontologia”.     

 

07.11.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221 – 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara