Dragão do Mar celebra Dia Nacional da Cultura com programação especial

7 de novembro de 2012 - 15:00

Em comemoração à Semana Nacional da Cultura, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) lança nesta quarta-feira (07) o Dia D da Cultura, com uma programação especial. O evento reunirá artistas de todas as linguagens para celebrar o novo momento que se inicia no equipamento. O evento acontece às 19 horas, com a abertura da exposição “Dalí, Bíblia Sagrada”. A partir das 19h30, no hall do Teatro Dragão do Mar, a Diretoria do CDMAC apresenta novidades. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer os projetos da nova gestão que prometem movimentar as novas práticas culturais do Ceará e, assim, privilegiar as classes artísticas, a sociedade cearense e os milhares de turistas que visitam a região todos os anos.

 

Serão lançados os novos editais culturais para 2013, desenvolvidos em parceria com artis­tas locais, além do Projeto Porto Iracema das Artes, Escola de Formação e Criação do Ceará. Na solenidade também será realizada a assinatura de convênio com a Fundação Joaquim Nabuco, institui­ção referência na administração de cinemas de arte no Brasil, que ficará responsável pela curadoria do Cinema do Dragão. Melhorias na infraestrutura também integram a pauta, com apresentação do plano para revitalização integral do Centro Dragão do Mar.

 

O ciclo temático do mês de novembro “Nós que Amávamos Tanto a Revolução” será oficialmente lançado. A programação inclui exibição de documentário, abertura de exposição, seminário, lançamento de livro e um show especialmente formatado para criar a atmosfera dos movimentos revolucionários da década de 60, que contribuíram, sobremaneira, para transformações políticas, sociais e, especialmente, para a efervescência cultural do período.

 

Para encerrar a noite e já entrar no clima do “Nós que Amávamos Tanto a Revolução”, os presentes assistirão ao espetáculo “Canção do Exílio”, dos músicos cearenses Moacir Bedê, Fábio Amaral e Natasha Faria.

 

Exposição “Dalí: Bíblia Sagrada” no MAC

 

O Dia D também apresenta no Museu de Arte Contemporânea, às 19h, a abertura da exposição “Dalí: Bíblia Sagrada” que reúne 105 litogra­fias realizadas entre 1963 e 1969 do artista catalão Salvador Dalí.

 

A mostra contempla uma série de trabalhos que artista surrealista criou para ilustrar a Bíblia Sagrada, publicada pela Rizzoli Edições, Mi­lão (Itália) e editada por Giuseppe Albaretto. A exposição chega com toda a genialidade de Dalí em uma ampla variedade de imagens cristãs, baseadas nos mitos clássicos, além de textos e histórias que mostram o uso dos con­ceitos freudianos, inclusive sua interpretação da teoria da relatividade, que inclui a quarta dimensão – transcendendo o tempo e o espaço.

 

07.11.2012

Assessoria de Comunicação do IACC

Luciana Vasconcelos (imprensa@dragaodomar.org.br / 3488.8625 – 8733.8829

Twitter: @_dragaodomar

www.facebook.com/dragaodomar