Hospital César Cals capacita funcionários para cuidados com a higienização da Unidade

7 de novembro de 2012 - 11:35

O Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, realiza nesta quinta-feira (08) e sexta-feira (09) o V Curso de Limpeza e Higienização Hospitalar. A programação acontece das 08 horas às 15h40min, no Auditório II do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), com os profissionais do setor de Serviços Gerais do Hospital.  Ao todo, cerca de 90 funcionários participarão, divididos em duas turmas.

 

De acordo com a coordenadora, a enfermeira Maria Geciliane Sousa, o curso pretende qualificar os funcionários em conhecimentos técnicos para as boas práticas em higienização em todas as áreas hospitalares sejam elas críticas, como os setores de UTI Adulto, UTI Neonatal, Banco de Leite Humano e laboratórios; semicríticas, como nas enfermarias postos de enfermagem e Centro de Imagem; e finalmente nas áreas não críticas, que compreendem os corredores, passarelas, recepção e setores administrativos.

 

Durante os dois dias, serão abordados os principais temas indicados para a higienização em hospitais. A higienização das mãos será um dos mais destacados, dada a importância da ação para evitar contaminação. Outros assuntos também fazem parte da programação: noção de microbiologia, referente ao controle de infecção hospitalar; higiene no trabalho, voltado para higienização pessoal e uso de equipamentos de proteção individual; equipamentos e material de limpeza, assim como os equipamentos de proteção coletiva.

 

A parte prática será voltada para a demonstração das técnicas, as quais serão realizada pelos próprios funcionários para os diversos tipos de limpeza em suas respectivas áreas. O método é um mecanismo indicado especialmente para apontar os erros, caso eles aconteçam. Essa técnica será destinada também para a demonstração voltada para a diluição dos produtos químicos adotados para a desinfecção.

 

Mais informações:

 

Setor de Comunicação e Serviços Gerais – 85 3101.5404

 

07.11.2012

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge (85 3101.5350 – 8828.7463)

Twitter: @Hosp_CesarCals

www.facebook.com/hospitalcesarcal