Copa das Confederações: FIFA confirma Castelão

8 de novembro de 2012

O estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, receberá jogos na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. A confirmação aconteceu nesta quinta-feira (08) pela FIFA que anunciou, em São Paulo, as cidades que receberão o evento que servirá como teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. São elas: Fortaleza, Salvador, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Logo após o anúncio, foi exibido um vídeo contendo imagens dos estádios que sediarão os jogos e depoimentos dos Governadores dos Estados participantes da competição. “A Escolha de Fortaleza como uma das sedes da Copa das Confederações é a oportunidade que temos para mostrar nossa paixão pelo futebol, nossa hospitalidade e nossa preparação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Sejam todos bem-vindos à Terra da Luz”, comemorou o governador Cid Gomes.  

 

A edição de 2013 da Copa das Confederações da FIFA, que será disputada entre os dias 15 e 30 de junho, tem tudo para ser uma das mais badaladas de todos os tempos, com nada menos do que quatro campeões da Copa do Mundo da FIFA: a Espanha, vencedora na África do Sul 2010, a Itália, o Uruguai e, claro, o anfitrião Brasil. Além disso, já estão confirmadas as presenças dos campeões continentais México, Japão e Taiti. O representante africano será conhecido no início de 2013.  O anúncio das cidades contou com as presença do presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marín; do craque Ronaldo Nazário de Lima, membro do conselho de administração do COL; de Thierry Weil, diretor de marketing da FIFA e responsável por assuntos relativos a ingressos; Walter De Gregorio, diretor de comunicações e assuntos públicos da FIFA; Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, e Luis Fernandes, secretário executivo do Ministério do Esporte.

 

Status da obra do Castelão

 

Com menos de 8% para a conclusão das obras, a Arena Castelão segue líder na execução dos serviços. Conforme o relatório divulgado pelo consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, o palco para jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM fechou o mês de outubro com 92,83% de obras concluídas. As cadeiras já começaram a ser instaladas nas arquibancadas. O campo de jogo também já recebeu a drenagem e as camadas de brita e areia para receber a grama, seguindo as recomendações da FIFA para cidades de clima tropical como Fortaleza. Com a chegada de novembro, o projeto arquitetônico da Arena ganha ainda mais detalhes. A montagem da carenagem (estrutura metálica que envolve o estádio) será concluída e receberá a pele de vidro, prevista no projeto arquitetônico. A coberta estará na fase final de colocação das telhas. A expectativa é de que para dezembro restem apenas os detalhes de acabamento.

 

08.11.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)