VII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial começa domingo (11)

9 de novembro de 2012 - 21:22

Começa neste domingo (11), o Sétimo Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. Será na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, a partir das 18 horas e vai até 14 de novembro. O evento traz como tema “Dinâmicas rurais contemporâneas no Brasil e políticas públicas”. O objetivo é promover um debate estruturado sobre os espaços rurais e analisar os impactos das políticas públicas de desenvolvimento rural.

 

É uma realização do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS) e de seus principais parceiros: Governo do Estado do Ceará, Instituto Agropolos e Assembleia Legislativa do Ceará. O encontro vai reunir atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países latino-americanos e europeus.

 

Segundo o consultor do IICA no Brasil, Carlos Miranda, o Fórum vai servir de base para um projeto que será elaborado pelo IICA e executado em parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para definir o que é ruralidade e quais as políticas públicas relacionadas ao tema. “Nós queremos definir o que é espaço rural e como devem ser definidas políticas para desenvolvimento a zona rural no Brasil”, afirmou.

 

O secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), Marcos de Castro, destaca que as discussões visam compreender a relação entre o rural e o urbano e consolidar o conceito de ruralidade. “A proposta é desencadear uma discussão sobre o conceito de ruralidade para aprimorar as políticas públicas destinadas a esse espaço”, frisou.

 

Esta iniciativa é uma das etapas finais do projeto “Repensando o Conceito de Ruralidade do Brasil: implicações para as políticas públicas”. A ação tem como executor o IICA e é resultado de uma parceria entre os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Planejamento, Orçamento e Gestão, assim como do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal (CEF).

 

O Sétimo Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial conta com o apoio técnico e financeiro do Governo do Ceará, por meio das Secretarias do Desenvolvimento Agrário e das Cidades.

 

Para saber informações sobre a programação do evento, acesse o link (http://www.sda.ce.gov.br/index.php/editais-e-licitacoes-novo/category/23-editais-e-licitacoes-2012?download=462%3Aprogramacao-do-vii-forum-internacional-de-desenvolvimento-territorial)

 

Serviço

 

Abertura do VII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial
Data: 11 de novembro, a partir das 18 horas
Programação do Fórum: de 12 a 14 de novembro, das 9h às 18h
Local: Local: Edifício Euclides Ferreira Gomes – Rua Barbosa de Freitas, 2355, anexo II, Assembleia Legislativa do Ceará, Auditório Dep. João Frederico Ferreira Gomes.

 

09.11.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Cícero Lacerda ( asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 | 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA