Esquadrilha da Fumaça é a atração de Aracati no feriado

14 de novembro de 2012 - 13:13

A população de Aracati, no Litoral Leste, e municípios vizinhos vão conferir a beleza e a ousadia das acrobacias da Esquadrilha da Fumaça nesta quinta-feira (15). É que o grupo vai se apresentar no recém-inaugurado Aeroporto Dragão do Mar. A ação, articulada pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria do Turismo (Setur) com a Força Aérea Brasileira (FAB), vai ocorrer no feriado do dia 15, às 9 horas, em comemoração aos 123 anos de aniversário da Proclamação da República. A apresentação da esquadrilha terá a presença do governador Cid Gomes. Mais duas apresentações acontecerão ainda em Sobral e Fortaleza.

 

São esperadas cerca de cinco mil pessoas, em um evento aberto ao público, com duração estimada em uma hora. Para o dia, virão 16 componentes deste esquadrão de demonstração da FAB para mostrar 55 acrobacias de alta performance desenvolvidas pelos pilotos, em aeronaves do tipo Tucano T-27, fabricadas no Brasil, pela Embraer.

 

Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, a apresentação “é uma oportunidade única para a população da região de conferir o trabalho do esquadrão, que é altamente especializado e respeitado em todo o mundo, sem a necessidade de se deslocar para Fortaleza”. Outra vantagem apontada pelo titular da pasta é a de familiarizar aquela região com a aviação, a qual vai fazer parte do cotidiano de Aracati devido ao Aeroporto Dragão do Mar.

 

Conheça a  Esquadrilha da Fumaça

 

A Esquadrilha da Fumaça comemorou este ano 60 anos de fundação. Tem, ao todo, 13 pilotos que passaram por treinamentos intensivos para comporem o grupo, responsável pela divulgação da FAB e disseminação da importância da aviação tanto no Brasil, quanto no exterior.

 

Os pilotos detém diversos recordes e são também responsáveis pela manutenção das aeronaves que conduzem. Por ano, fazem aproximadamente 100 apresentações no Brasil e no exterior, no qual já passaram por Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

 

14.11.2012

Assessoria de Comunicação da Setur

Carmen Inês / Tunay Peixoto (carmeninesm@hotmail.com 853101.4654 / 8732.2041)