Hemoce precisa de doações para atender demanda no feriado

14 de novembro de 2012 - 16:49

Os três feriadões entre 7 de setembro e 2 de novembro, incluindo o fim de semana prolongado pelo dia 12 de outubro provocaram aumento da demanda de sangue pelos hospitais, dificultando a reposição e estabilização do estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para atender os agentes transfusionais no feriadão desta quinta-feira, 15 de novembro, o quarto em 70 dias. Todos os tipos sanguíneos estão com estoques abaixo do ideal, e as situações mais críticas são as dos tipos O+, o mais comum, e O-, mais raro.

 

O Hemoce precisa de doações para garantir o fornecimento nos próximos quatro dias. Na quarta-feira, véspera do feriado, as doações  podem ser feitas na sede do Hemoce, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, e no Posto de Coleta no Instituto José Frota (IJF), até as 18h30min. Na quinta-feira, o posto de coleta no IJF recebe doações das 13 horas às 17h30min, mesmo horário de funcionamento no sábado e domingo. Na sexta-feira, nos dois locais, as doações poderão ser feitas das 7h30min às 18h30min e, no sábado, das 8 horas às 16 horas na sede do Hemoce.

 

Para que o banco de sangue do Estado possa realizar um atendimento de qualidade são necessárias duzentas e cinquenta doações diárias e nos últimos dias o número de doações tem variado entre oitenta e cem doações por dia. Desde setembro o Hemoce não consegue estabilizar o estoque. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população doadora ideal é de 3% a 5% da população total do país. No Brasil, a proporção de doadores é de 1,9% da população e, no Ceará, de 1,2%.

 

Desde o início do mês de outubro, a hemorrede estadual – composta por unidades Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. Atualmente, o Hemoce assiste  167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.

 

Quem pode doar sangue

 

– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.

 

Recomendações

 

– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas

 

14.11.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara