Seleção unificada oferece 506 vagas para Residência Médica

14 de novembro de 2012

A Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará (Surce) estará com inscrições abertas de 20 de novembro a 4 de dezembro, com a oferta de 506 vagas para 2013, sendo 345 vagas de acesso direto a 16 especialidades e 161 para programas com pré-requisito de 50 especialidades. As inscrições serão feitas exclusivamente no portal da SURCE (www.resmedceara.ufc.br), com o preenchimento e envio on-line do formulário de inscrição, em que o candidato deve informar para qual especialidade vai concorrer e a modalidade – acesso direto ou pré-requisito –, se é participante do PROVAB e se é portador de deficiência. No período de 7 a 13 de novembro estarão abertas na página da SURCE 2013 as inscrições para solicitação de isenção da taxa para candidatos que comprovem carência socioeconômica.

 

Em duas etapas, o processo seletivo constará de Análise de Currículo e Avaliação Teórica. Para a Análise de Currículo, o candidato deverá entregar ou enviar pelos Correios, do dia 20 de novembro ao dia 7 de dezembro, o formulário padronizado preenchido, para Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC, Coordenação da Residência Médica – Coreme/GGS/SURCE, Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 – Bairro Rodolfo Teófilo, CEP. 60.430-372. A prova da Avaliação Teórica será aplicada no dia 20 de janeiro de 2013 e terá 125 questões para os programas com acesso direto e 50 questões para os programas com pré-requisito. Os  gabaritos oficiais das provas de Análise Teórica e os pontos obtidos na Análise do Currículo serão divulgados no Portal da SURCE, no dia 30 de janeiro de 2013. No dia 7 de fevereiro será feita a divulgação do resultado final da SURCE, por especialidade.

 

A escolha da instituição na qual o candidato pretende cursar a Residência Médica será presencial.  A chamada respeitará a ordem de classificação final obtida pelos candidatos no primeiro, segundo ou terceiro período de opção. Somente no quarto período, será permitido ao candidato mudar sua opção inicial pela Especialidade e escolher uma das vagas remanescentes disponibilizadas. A taxa de inscrição é de R$ 550,00. Deverá ser paga até o dia 5 de dezembro. A chamada para o primeiro período de opção acontecerá de 18 a 21 de fevereiro, a segunda de 26 a 28 de fevereiro, a terceira nos dias 14 e 15 de março e, a quarta, nos dias 27 e 28. Após o participante receber a autorização, deverá dirigir-se à secretaria da instituição escolhida, na data indicada, para efetuar a matrícula. Por determinação da Comissão Nacional de Residência Médica, todos os Programas de Residência Médica no Brasil têm seu início previsto para o dia 1º de março.

 

Integração

 

A SURCE será realizada pela segunda vez em 2013 e integra a gestão estadual da saúde, gestões municipais, faculdades públicas e hospitais no mesmo interesse de qualificar e especializar mais médicos em diferentes áreas. O processo é resultado de uma articulação que começou em 2007 pela Secretaria da Saúde do Estado e terminou viabilizando a seleção unificada através de um convênio entre a Sesa e mais de uma dezena de instituições. São elas: Universidade Federal do Ceará (UFC), Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE), Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, Instituto Dr. José Frota (IJF), Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Secretaria de Saúde e Ação Social do Município de Sobral, Faculdade de Medicina de Barbalha, Faculdade de Medicina de Sobral/Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdade de Medicina de JuazeiroSeleção unificada oferece 506 vagas para Residência Médica.

 

14.11.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara