XVII Semana Universitária da Uece começa nesta segunda-feira (19)

19 de novembro de 2012 - 11:30

“Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade: os desafios da universidade” é o tema central da XVII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que começa nesta segunda-feira (19) até sexta-feira (23). O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, preside a solenidade no Auditório Central, no Campus do Itaperi, às 09 horas. A professora Maria Odete da Costa Soares Semedo (Doutora em Letras / Literaturas de Língua Portuguesa), faz a conferência de abertura do evento, sobre o tema “Na Língua Lusa, na Língua Crioula, como falar de amor”.

 

Ao longo de cinco dias, alunos e professores, tanto da UECE como de outras universidades e faculdades participam de mesas redondas, oficinas, painéis, mini-cursos, debates, exposições fotográficas e literárias e mais uma série de outras atividades. Na quinta-feira (22) de novembro, serão lançados coletivamente cerca de 40 livros, todos editados pela EdUECE (editora da UECE), segundo informa o coordenador da Editora, Prof. Erasmo Ruiz, que os autores são professores pesquisadores da Universidade.

 

Para o Reitor da UECE, Prof. Jackson Sampaio, a comunidade acadêmica conta com uma semana dedicada ao conhecimento científico, com uma mostra da produção qualitativa de pesquisa dos professores e dos alunos. Prof. Jackson enfatiza ainda, que a cada ano, o número de trabalhos apresentados cresce. Nesta XVII Semana estão inscritos 3.568 trabalhos, batendo um recorde na história dos seus 17 anos de existência.

 

A XVII Semana Universitária tem como objetivo despertar o espírito científico, bem como estimular a capacidade de pesquisa e de participação de professores e alunos da UECE e demais universidades, alunos da Rede Pública, além do sistema produtivo como um todo, em eventos dessa natureza.

 

A Mesa Redonda com o Tema Central da Semana acontece na quarta-feira (21), às 19 horas, com a participação dos relatores Jacques Demajorovic (Fundação Educacional Inaciana/SP); Jannete Brunstein (Mackenzie) e Gemmele Oliveira Santos (IFCE).

 

A programação da XVII Semana Universitária conta com 16 eventos: XXI Encontro de Iniciação Científica, XVIII Encontro de Pesquisadores, III Encontro Estágio de Docência, XIV Encontro de Monitoria Acadêmica, III Encontro de Iniciação a Docência, XI Encontro de Grupos PET, XIV Encontro de Iniciação Artística, XIV Encontro do Programa de Educação Tutorial – PET/MEC, III Encontro do Programa de Educação pelo Trabalho – PET/SAÚDE, XIX Semana da Música, IV Prêmio UECE de Música, XI Encontro de Comitês de Ética, I Concurso de Monografias de Especialização da UECE, II Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, IV Mostra de Extensão da UECE e I Semana da Contabilidade.

 

A conferência de encerramento do encontro acontece na sexta-feira (23), a qual será proferida pelo jovem e brilhante Senador da República, Randolfe Rodrigues (PSOL – Amapá), sobre o tema “Ética na Política”. Em seguida, haverá entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os primeiros, os segundos e os terceiros colocados receberão ainda, como prêmio, livros. Os trabalhos científicos foram inscritos nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Lingüística, Letras e Artes. Este é maior evento científico que a UECE promove anualmente, desde 1996.

 

19.11.2012

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)