Dragão do Mar recebe neste fim de semana o I Festival Internacional de Folclore

23 de novembro de 2012 - 17:20

De 23 a 25 de novembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe o I Festival Internacional de Folclore do Ceará. A programação inclui dança, música, literatura e artesanato, apresentando 18 grupos de tradições e cultura popular de vários Estados do Brasil, além de duas companhias internacionais de descendência irlandesa e ucraniana.

 

Realizado em parceria entre a Encena Produções, a Comissão Nacional de Folclore, a Comissão Cearense de Folclore e o Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes  Tradicionais (CIOFF), o Festival acontece paralelamente em outros espaços, como Ipark Complexo Turístico, Centro Cultural Bom Jardim, Cuca Che Guevara e o Instituto Federal de Educação (IFCE) e espera receber a visita de três mil pessoas em cada dia do evento.

 

Formatado para ser um dos maiores encontros da cultura popular, o I Festival Internacional do Folclore do Ceará reúne durante três dias grupos de várias linguagens artísticas, do folclore e das tradições populares e traz apresentações de maracatu, vaqueiros de marajó, lundu, síria, carimbó, boi, ciranda, siriri, cururu, rasqueado, curussê, coco, são gonçalo, dança do congo, baião, xote, xaxado, puxada de rede, pastoril e maneiro pau.

 

Também será realizado o Seminário ‘Danças Populares como Práticas Culturais, Educativas e Sociais – Conflitos e Acertos’, vivências entre os grupos, apresentações especiais, terreirada de mestres entre outras atrações. A programação do evento é toda gratuita.

 

Grupos confirmados:
Nordeste: Balé de Cultura Popular Mário Covas – RN, Cia de Projeções Folclóricas Raízes – PB, Grupo Folclórico Boi de Morros – MA
Centro Oeste: Grupo Parafolclórico Vitória Régia (MT)
Sul: Cia de Arte Universo e Dança – RS
Norte: BFAM- Balé Folclórico da Amazônia – PA
Etnias/Internacionais: Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, Cia de Dança Irlandesa Banana Broadway
Regionais: Afoxé Oxum Odolá, Balé Folclórico de Fortaleza Arte Popular, Cia de Danças Populares Txai, Grupo de Dança Tablado, Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, Grupo Folclórico Luar do Sertão, Grupo Mira Íra, Grupo Parafolclórico Terra da Luz, Maracatu Reis de Paus e Quadrilha Junina Babaçu.

Serviço:
I Festival Internacional do Folclore do Ceará
De 23 a 25 de novembro de 2012
Informações: (85) 3023.3064
www.festivaldefolcloredoceara.com.br

23.11.2012

Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar
Luciana Vasconcelos – 85 3488.8625
imprensa@dragaodomar.org.br