Instituto Cearense dos Surdos terá primeira diretora surda de escola pública do Brasil

23 de novembro de 2012

Nesta sexta-feira (23), às 16 horas, será realizada a cerimônia de posse da nova diretora do Instituto Cearense de Educação do Surdos, Débora Vasconcelos. Ela será a primeira profissional surda a gerenciar uma escola pública no Brasil e estará responsável pela unidade que  atende cerca de 500 alunos. O Instituto fica na Rua Rui Barbosa, 1970, na Aldeota.

 

Ex-aluna do Instituto, Débora é pedagoga, licenciada em Letras-Libras, especialista em gestão escolar, além de tutora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela acredita que a educação bilíngue é a melhor forma de promover o aprendizado dos estudantes surdos. “Os alunos convivem, aprendem e compartilham conhecimentos nas diversas disciplinas em suas duas línguas: sinais e língua portuguesa. E esse é o perfil da escola”, destaca a diretora.

 

O Instituto foi criado na década de 60, destinado exclusivamente à educação dos surdos. A unidade de ensino recebe estudantes que além da surdez, têm outros comprometimentos. Oferta Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos.

 

A grade curricular e a carga horária são as mesmas da rede pública estadual, tendo como diferencial a disciplina Libras, que está presente em todas as turmas da escola com carga horária semanal de 4h/a e é ministrada por professores surdos.

 

23.11.2012

 

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – 3101.3972
jacquelinec@seduc.ce.gov.br