14ª edição do XCeará 2012 – Mundial de Voo Livre acontece em Quixadá

27 de novembro de 2012

Os pilotos de asa delta e parapente participam da décima quarta edição do XCeará 2012– Mundial de Voo Livre, realizado em Quixadá-CE. O campeonato é disputado na modalidade cross country (longa distância) e as provas começaram na manhã desta terça-feira (27). Serão realizadas um total de cinco provas, das quais as três melhores distâncias computam os pontos que definirão o vencedor. O evento terá premiação total de R$ 15 mil e conta com atletas do Brasil, França e Estados Unidos.

 

“A constância das condições climáticas de Quixadá é inédita no mundo. Já realizamos este evento aqui há 14 anos e nunca perdemos uma prova por mudanças de clima. Na semana passada, o recorde feminino mundial de cross country foi batido aqui. Tenho certeza que vai ser mais uma grande competição, com outros recordes quebrados”, afirma o diretor da Go Up Brasil, Chico Santos. “O mais importante é que são eventos como este que trazem recursos para uma população tão carente como a do sertão nordestino”, complementa Chico.

 

Desde o legendário “Ceará 92”, o Estado vem se destacando no cenário do voo livre internacional. Quixadá é considerada, por pilotos e mídia especializada, um dos quatro melhores locais do mundo para a prática do voo livre. A ausência de chuvas e os bons ventos são fatores que privilegiam a região para a prática deste esporte radical. No sertão do Ceará, as térmicas chegam a atingir 15 metros por segundo em uma corrente ascendente e altitudes de até 3.500 metros. As outras regiões são o deserto do Novo México – USA, as regiões semi-áridas da África do Sul e o do deserto de Forbes na Austrália.

 

Programação XCeará 2012 – Mundial de Voo Livre

 

27/11 a 01/12, terça a sábado

Voos de Cross Country – 05 Provas

07h30 – Início das Decolagens

01/12, sábado

23h – Premiação (Quixadá)

 

27.11.2012

Assessoria de Comunicação da Sesporte

Manuella Viana / Isaac Araújo (imprensa@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)