Atletas do Projeto Mão Amiga conquistam a medalha no Tênis de Mesa

28 de novembro de 2012 - 11:45

Os atletas Wellerson de Sousa e Isadora Leite, provenientes do Projeto Mão Amiga do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria do Esporte do Estado, são os mais novos medalhistas do Ceará nas Olimpíadas Escolares. Wellerson de Sousa e João Belfort venceram a equipe do Rio Grande do Sul por 3 x 0 e ficaram com o terceiro lugar na competição por Equipes no masculino. No feminino, Isadora Leite e Brenna Albuquerque também conquistaram nesta terça-feira (27), a medalha de bronze por Equipes ao vencerem a seleção de Mato Groso do Sul por 3 x 2, na Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, que está sendo disputada em Cuiabá-MT.

“Essa vitória foi muito importante pra mim, pois esse é o meu primeiro ano nessa categoria, agora vou me dedicar ao máximo no individual pra jogar melhor, já que o nível é mais difícil”, disse o cearense Wellerson que já representou o Ceará em outras três oportunidades na competição e teve seu melhor resultado em 2010 quando conquistou o 3º lugar por Equipes na categoria de 12 a 14 anos. Wellerson também é vice-campeão cearense na categoria juvenil e já acumulou outros excelentes resultados na carreira, como o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 2008, disputado em Fortaleza e no Brasileiro de 2010, no Rio de Janeiro.

Isadora considera positiva sua participação e planeja dedicação extra na competição individual. “Estou muito feliz por essa vitória, por ter conquistado um bom resultado para o Ceará. Espero ir em frente no individual e voltar para casa com duas medalhas”, disse Isadora, que treina há cinco anos e já conquistou sua segunda medalha nos Jogos. A primeira foi em 2009 em sua primeira participação nas Olimpíadas Escolares, onde também conquistou o bronze por Equipes.

Ambos iniciaram no esporte da bolinha logo quando o núcleo de Tênis de Mesa surgiu em 2006 na Federação Cearense de Tênis de Mesa e a partir daí a dedicação aos treinamentos foi se intensificando à medida que os resultados foram aparecendo. “Entre os alunos, eles eram os que sempre se destacavam mais desde o começo”, explica Paulo Molitor, técnico e descobridor da dupla. Wellerson treina desde os 6 anos de idade numa média de 4 dias por semana. Dedicação essa que foi recompensada. O atleta já foi convocado quatro vezes para participar da seletiva para a seleção brasileira de sua categoria.

O técnico acredita que assim como com Wellerson e Isadora o Projeto Mão Amiga é uma ferramenta eficaz na detecção de talentos não só para o tênis de mesa como para outras modalidades. “O projeto Mão Amiga é um descobridor de talentos. Hoje, os melhores jogadores de Tênis de Mesa do Estado vieram do projeto. O Mão Amiga é uma fonte importantíssima para descobrir talentos. Ao buscar alunos dentro das escolas e trazê-los para um clube, conseguimos formar atletas e o principal, cidadãos”, afirma Paulo.

Com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado, os atletas integram a delegação cearense nas Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, em Cuiabá/MT. Ao todo, a equipe cearense é composta 185 integrantes entre atletas, técnicos, chefe de delegação e oficiais. As competições de tênis de mesa acontecem entre os dias 26 e 29 de novembro.

Projeto Mão Amiga
Em parceria com entidades particulares, o Projeto busca oferecer a prática de modalidades esportivas diferenciadas como uma forma de inclusão social a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. Atualmente, o “Mão Amiga” da Sesporte está implantado em 28 núcleos, sendo 11 em Fortaleza e 17 no interior do Estado atendendo cerca de 1,5 mil jovens atletas.

Olimpíadas Escolares 2012
Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizadas pelo Ministério do Esporte desde 2005, as Olimpíadas Escolares é considerado maior evento de esporte estudantil do país. Em 2012 a competição completa seu segundo ciclo olímpico e abrange cerca de um milhão de estudantes de todo país, juntando as etapas municipais, estaduais e a nacional.

 

28.11.2012

 

Assessoria de Comunicação da Sesporte
Manuella Viana / Isaac Araújo – (85) 3101.4415
imprensa@esporte.ce.gov.br