Programa de Crédito Fundiário investirá R$ 2,3 milhões em ações no meio rural

28 de novembro de 2012 - 15:23

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza, nesta quinta-feira (29), Dia de Campo no Projeto Alagamar, em Jaguaretama, às 9 horas, e contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Na ocasião, serão entregues pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) 17 títulos residenciais remanescentes dos moradores do Alagamar. Também será assinado contrato do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) para 82 irrigantes reassentados do projeto. O investimento do PNCF é superior a R$ 2,3 milhões, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cujo agente repassador é o Banco do Nordeste do Brasil. Além disso serão assinadas as escrituras de compra e venda dos lotes produtivos dos irrigantes do Crédito Fundiário.

 

O Dia de Campo contará com estações expositivas contendo informações sobre o sistema de produção do Projeto Alagamar, a infraestrutura com os sistemas de irrigação e serão abordadas técnicas de conservação do solo. “A ação visa incentivar os reassentados a fazer práticas de conservação do solo e viabilizar recursos para que eles possam desenvolver os projetos produtivos”, destacou José Maria Freire, coordenador do Projeto Castanhão.

 

O Perímetro Alagamar se destaca pela produção de frutas. A liberação do crédito fundiário representa a oportunidade de geração de negócios para as famílias assentadas. “As famílias vão receber o título da terra e o crédito fundiário para a produção de acerola. Uma empresa da Serra da Ibiapaba já garantiu que vai comprar a produção desses trabalhadores”, disse o secretário Nelson Martins.

 

Serviço
Dia de Campo, no Alagamar, em Jaguartema-CE
Horário: 9 horas

 

28.11.2012

 

Assessoria de Comunicação da SDA
Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA