UECE ganha pela terceira vez Prêmio Capes de Teses

28 de novembro de 2012 - 20:23

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorgou o Prêmio Capes de Tese 2012 da área de Medicina Veterinária a Roberta Nogueira Chaves, pela tese “Efeito do fator de crescimento do nervo (NGF), fator de crescimento de fibroblasto-10 (FGF-10) e insulina sobre o desenvolvimento in vitro de folículos pré-antrais caprinos”, defendida em 2011, sob orientação do professor José Ricardode Figueiredo, e coorientação da professora Maria Helena Tavares de Matos do Programa de Pós-Graduação de Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

“Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”, diz a carta enviada pela CAPES aos agraciados. O Prêmio constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado.

Esta é a terceira vez que uma tese defendida por um aluno da Faculdade de Veterinária – FAVET da UECE é agraciada com a premiação maior da CAPES.

Em 2008, a vencedora foi Maria Helena Tavares De Matos, com o trabalho “Cultivo in vitro de folículos pré-antrais caprinos utilizando Ácido 3-Indol-Acético (IAA), Fator de Crescimento Fibroblástico-2 (FGF-2) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH)”. O orientador era também o professor José Ricardo de Figueiredo.

Em 2006, quando houve a primeira premiação, Alexandre Rodrigues Silva foi o ganhador na área de Medicina Veterinária, com a tese “Criopreservação de sêmen canino diluído em Tris: avaliação morfológica, funcional e de suas interações com oócitos homólogos”, e tinha como orientadora a professora Lúcia Daniel Machado da Silva.

Para edição 2012 do Prêmio CAPES de Teses foram selecionadas as 44 melhores teses de doutorado, defendidas em 2011, dentre as 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes – as áreas “Administração, Ciências Contábeis e Turismo”, “Ensino” e “Zootecnia/Recursos Pesqueiros” não tiveram premiados.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em Brasília, dia 13 de dezembro de 2012, na sede da CAPES, às 18 horas. A CAPES arcará com as despesas de passagens e diárias para o autor e o orientador.

28.11.2012

Assessoria de Comunicação da UECE
Fátima Serpa – 85 3101.9605