Camocim recebe Campeonatos Brasileiro e Sul Americano de Windsurf

29 de novembro de 2012 - 16:41

Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, Camocim, a 369 km de Fortaleza, receberá os Campeonatos de windsurf: o Grand Prix Brasileiro de Wind Slalom – nas categorias masculino, feminino e Sport (amador) – e o Campeonato Sul Americano de Windsurf Freestyle. O Grand Prix será válido como a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Slalom. As provas serão realizadas na barra do Rio Coreaú e prometem encantar o público presente. Freestyle e Slalom estão entre as modalidades mais radicais e velozes do windsurf. O evento conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Sesporte.

 

A expectativa da Associação Brasileira de Windsurf é de reunir 40 velejadores, nos dois campeonatos, com premiação total de R$ 20 mil, além de pontuação no ranking nacional. Esta será a primeira vez que o Sul Americano será realizado em Camocim e o nível das competições deste ano promete ser bem alto. “Mais de 20 velejadores internacionais já estão treinando em Jericoacoara e teremos os melhores do país disputando os dois títulos, o que deixará o campeonato bastante competitivo tecnicamente”, garante o presidente da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), Teka Lenz.

 

Considerada a competição mais esperada do ano na categoria, o Grand Prix de Slalom vem fazendo de Camocim uma referência no Brasil. “Lá, nós temos uma raia perfeita para os windsurfistas e o local oferece uma visão privilegiada para o público, que pode conferir as competições bem de perto”, ressalta Teka. São esperadas dezenas de velejadores para a disputa, vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. No masculino, os grandes destaques são Wilhelm Schurmann (SC), decacampeão brasileiro da modalidade e o cearense Gabriel Browne, atual campeão brasileiro.

 

As competições da modalidade Freestyle também são aguardadas com muita expectativa. Camocim virou um celeiro de jovens atletas dessa modalidade, que seguem os passos dos velejadores de Jericoacoara que se destacam no cenário internacional. Sem favoritos, cerca de 10 velejadores internacionais já estão treinando em Jericoacoara, entre eles Anthony Ruenes, Davy Scheffers, Adrien Busson, Phil Soltysiak, Bruce Rossmeyer, Julien Mas e Dario Troiani. Os principais atletas brasileiros são os cearenses Ian Mouro, Edvan Souza, Chico Bento, João Henrique Janjão e Levi Lenz.

 

Programação

 

30.11 – Sexta
09h às 13h – Inscrições e Registros
13h – Freestyle Skippers Meeting
14h – Freestyle Velejadores a disposição da CR

 

01.12 – Sábado
11h às 17h – Velejadores à disposição da CR
19h – Coquetel no Hotel Ilha do Amor

 

02.12 – Domingo
11h às 16h – Velejadores à disposição da CR
16h – Cerimônia de Premiação

 

29.11.2012

Assessoria de Comunicação da Sesporte

Manuella Viana / Isaac Araújo (imprensa@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)