Dragão do Mar recebe 4ª edição do Festival Choro Jazz

29 de novembro de 2012 - 15:00

De 29 de novembro a 1º de dezembro de 2012, o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura sediará o Festival Choro Jazz. Em sua 4ª edição, o evento, que é totalmente gratuito, traz nomes consagrados da música brasileira, como Guinga, Antônio Nóbrega e Almir Sater, além de músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do clarinetista italiano Gabrielle Mirabassi; Lindigo e sua música Maloya – grupo do departamento francês Ilha da Reunião; da premiada cantora Mônica Salmaso; de Duo Assad e do trombonista Raul de Souza.    

 

O Festival proporciona um panorama fértil de influências para o público, com representantes de vários estados brasileiros, além de atrações da França e Itália. A aproximação do choro e do jazz proporciona um intercâmbio entre os músicos, presenteando o público com um cenário musical cheio de nuances, estilos e sotaques diversificados, um repertório raramente incluso nas temporadas de shows tradicionais.

 

A programação inclui ainda o Bandão Choro Jazz, formado por músicos e alunos da Escola Choro Jazz Jericoacoara; o encontro do pianista Cristóvão Bastos com o violonista João Lyra; o premiado Trio Madeira Brasil; o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo; os cearenses Tarcísio Sardinha, Moacir Bedê, Cainã Cavalcante e Carlinhos Patriolino; o grupo instrumental Quinteto Vento em Madeira; o tradicional grupo gaúcho Tambo do Bando; o duo formado pelo violonista Alessandro Penezzi e pelo clarinetista Alexandre Ribeiro; o grupo infantil de dança Balé Jeri, e o lançamento do livro infantil “Shui, entre os Vermes da Superfície” de Paulo Garfunkel com ilustrações do SOPA Grafix. Serão ao todo mais de 30 atrações, entre espetáculos e oficinas, nas cidades de Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara.

 

Shows em Fortaleza

 

Local: Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar

 

29/11:
21h – Tarcísio Sardinha (CE) e Moacir Bedê (CE)
22h30 – Arismar do Espírito Santo (SP) convida Vinícius Dorin (SP)

 

30/11:
21h – Maurício Carrilho (RJ) e Toninho Carrasqueira (SP)
22h30 – Guinga (RJ) e Gabrielle Mirabassi (ITÁLIA)

 

01/12:
21h – Alessandro Penezzi (SP) e Alexandre Ribeiro (SP)
22h30 – Duo Assad (BRASIL)

 

Oficinas gratuitas

 

Além das apresentações musicais, o festival oferece oficinas gratuitas direcionadas a estudantes, profissionais e apreciadores de música com o objetivo de difundir a música instrumental e proporcionar o acesso às informações e conteúdo cultural de qualidade. São oferecidas oficinas de composição, choro, canto, piano, violão, clarinete, sopros, percussão, bateria e prática de conjunto.
Os cursos abrangem objetivos específicos, como o desenvolvimento de aspectos técnicos para cada instrumento, sua aplicabilidade no contexto da música brasileira, conceitos de harmonização, acompanhamentos ritmos-harmônicos, inflexões melódicas, contraponto e improvisação. Alunos que já tenham noções, ainda que básicas, terão melhor aproveitamento e rendimento técnico no curso do instrumento escolhido. As inscrições já estão abertas e todas as informações estão disponíveis no site do festival: www.chorojazz.com. As vagas são limitadas.

 

Em Fortaleza, as oficinas serão realizadas no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de 29 de novembro a 1º de dezembro, de 10h às 12h e de 15h às 17h. As inscrições podem ser feitas através do site do evento: www.chorojazz.com.

 

Cursos

 

Horário: 10h às 12h
Violão
Professor: Alessandro Penezzi
Clarinete erudito, popular e Jazz
Professor: Gabrielle Mirabassi
Percussão
Professor: Fábio Pascoal

 

Horário: 15h às 17h
Prática de Conjunto
Professor: Arismar do Espírito Santo
Choro
Professor: Maurício Carrilho
Flauta
Professor: Toninho Carrasqueira

 

Serviço: Festival Choro Jazz
Período: 29/09 a 1/12 no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza e 04/12 a 09/12 na Praça Principal de Jericoacoara

 

Mais informações: 2.COM – Comunicação & Estratégia: (85) 3023.6266 ou no site www.chorojazz.com

 

29.11.2012

Assessora de Comunicação do IACC

Luciana Vasconcelos (85 3488.8625 / 8733.8829)

www.dragaodomar.org.br
Twitter: @_dragaodomar
www.facebook.com/dragaodomar