Olimpíadas Escolares: Cearenses conquistam vaga para Mundial na Austrália

29 de novembro de 2012 - 13:57

A participação do Ceará nas Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos de 2012 em Cuiabá já superou em número de medalhas o resultado de 2011. Na quarta-feira, 3º dia de disputas, os cearenses conquistaram mais 4 medalhas nos Jogos: 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes, além de duas convocações para o Mundial de Atletismo em 2013. Até agora, o Ceará agora soma 11 medalhas na competição.

 

A primeira grande notícia do dia foi a medalha de prata de Ulisses Costa no Salto Triplo, que lhe rendeu a convocação para o Festival Olímpico da Juventude na Austrália, em 2013. “Eu nem acreditei quando ouvi meu nome e com a convocação para o Mundial na Austrália. Estou muito feliz, hoje deu tudo certo”, disse Ulisses que saltou 14,20 m e por estar na idade de 16 anos foi convocado para representar o Brasil na competição internacional.

 

Outro feito inédito para o Ceará foi da dupla Deyvison Valente e Jefferson do Nascimento que conquistaram a medalha de bronze na estreia do Vôlei de Praia nos jogos escolares. Mesmo debaixo de forte chuva que caiu sobre a capital mato grossense, os cearenses venceram os sergipanos por 2 x 0 e colocam o Ceará no pódio ao lado das equipes do Rio de Janeiro e Paraná, 1º e 2º lugares respectivamente.

 

Com o resultado, Dayvison e Jefferson foram selecionados pelo COB e CBV para a 1ª Seleção Brasileira Escolar de Vôlei de Praia que vai treinar no Rio de Janeiro, no início de 2013. A Confederação convidou 24 atletas da modalidade, 12 no masculino e 12 no feminino para um período de uma semana de aperfeiçoamento, no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ). Entre as mulheres, Mariana Crisóstomo, do Colégio Christus B.S. (CE), também foi selecionada para integrar à seleção.

 

No Lançamento do Dardo, ninguém lançou mais longe que a cearense Lídia Silva (16). A atleta da cidade de Russas arremessou o dardo a 45,25m de distância, ficou com o ouro e ainda a vaga para integrar a seleção brasileira que vai para a Austrália disputar o mundial de Atletismo em 2013. Lídia não escondeu a emoção após a convocação. “Eu não esperava essa vaga, apenas ficar entras as três primeiras, mas foi ótimo mais um título brasileiro. Graças a Deus todo o trabalho deu um bom resultado”, avalia a Lídia.

 

Porém, a medalha mais sofrida e mais comemorada veio com o Judô. Depois de três pódios na competição e vários atletas lesionados, na base da raça os cearenses resolveram encarar mais um desafio, agora na disputa por equipes. Toda a superação foi recompensada. Com uma boa estratégia na escalação dos atletas, o Ceará superou a seleção de Santa Catarina e ficou com o 3º lugar.

 

As disputas seguem agora para a 2ª etapa dos Jogos. A partir desta quinta-feira (29), com a chegada das delegações, começam as disputas de seis modalidades: ciclismo, natação, badminton, luta olímpica, futsal e vôlei que acontecem até o dia 3 de novembro. O Ceará participa em todas as modalidades no masculino e no feminino.

 

Olimpíadas Escolares 2012

 

Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizadas pelo Ministério do Esporte desde 2005, as Olimpíadas Escolares é considerado maior evento de esporte estudantil do país e unem esporte, educação e cultura. Em 2012 a competição completa seu segundo ciclo olímpico e abrange cerca de um milhão de estudantes de todo país, juntando as etapas municipais, estaduais e a nacional.

 

29.11.2012

Assessoria de Comunicação da Sesporte

Manuella Viana / Isaac Araújo (manuella.viana@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)