Seleção da Espanha jogará no Castelão durante a Copa das Confederações

29 de novembro de 2012

A atual campeã do mundo de futebol , a seleção da Espanha, foi confirmada como uma das seleções que farão uma partida em Fortaleza durante a Copa das Confederações da FIFA em 2013. A afirmativa veio de uma declaração do secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, que concedeu entrevista coletiva hoje em São Paulo, durante evento que culmina com o sorteio dos jogos da competição no próximo sábado (01/12).

 

A Espanha será cabeça de chave do grupo B (posição B1) e joga na Arena Castelão, na capital cearense, em 23 de junho de 2013. A FIFA anunciou também que a seleção do Uruguai joga pela Grupo B e a seleção da Itália fica no Grupo A, o mesmo do Brasil. “O Governo do Ceará decidiu construir uma arena de grande porte, demostrou ao Brasil e o mundo competência na execução do Castelão. Ao meu juízo esses foram fatores preponderantes para a decisão técnica da FIFA, quando confirma a Seleção do Brasil e Espanha jogando a Copa das Confederações 2013 em nossa capital. Serão muitas as oportunidades para os cearenses com os jogos de Brasil e Espanha em Fortaleza. Estou extremamente feliz, orgulhoso e grato aos colaboradores que trabalharam na Arena Castelão”, afirma o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa.

 

Jérôme Valcke ainda elogiou os preparativos para a competição no Brasil, que segundo ele “estão a pleno vapor”. Ele destacou ainda a importância do evento de 2013 para que tudo saia perfeito no mundial de 2014. “No dia seguinte à final da Copa das Confederações, faremos um balanço do que deu certo e do que podemos melhorar. Com a ajuda da Copa das Confederações, esperamos evitar muitos problemas que possam surgir durante a Copa do Mundo”, afirmou.

 

Outros investimentos

 

O secretário-geral da FIFA também anunciou que o órgão está aplicando 50 milhões de dólares, ao longo de quatro anos, em sustentabilidade e responsabilidade social, além dos 800 milhões de dólares que já são investidos no desenvolvimento do futebol. Outra confirmação da FIFA foi o uso de tecnologia, limitada à linha do gol, com dois sistemas (um à base de campo magnético e outro com câmeras) que serão testados no Japão, na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Se os testes de instalação derem certo,  o órgão irá analisar todos os resultados em janeiro e, no primeiro semestre de 2013, deve decidir qual deles será utilizado na Copa das Confederações no ano que vem.

 

Arena Castelão

 

As obras de reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão seguem com mais de 96% do projeto concluído. A inauguração será no dia 16 de dezembro e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Ao todo, o projeto envolve recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.

 

29.11.2012

Coordenadoria de Comunicação da Secopa

Sabrina Lima / Ana Martins (imprensa@secopa.ce.gov.br / 85 3264.5359)