5.536 famílias são beneficiadas com construção do Cidade Jardim

10 de dezembro de 2012 - 17:56

O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, começa nesta terça-feira (10) a construir o maior conjunto habitacional do Nordeste, através do Programa Minha Casa Minha Vida II (MCMV). São 5.536 famílias beneficiadas, resultando em mais de 24 mil pessoas morando em um local digno, com sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e urbanizado. “Hoje é um dia que vai ficar na história, as pessoas que estão aqui conquistam hoje um direito sagrado, que é morar com sua família em um ambiente estruturado e com condições de melhorar a vida de seus filhos”, discursou o governador Cid Gomes. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, também estava presente na assinatura da ordem de serviço para início das obras do Cidade Jardim.

 

jardim3Localizado na Avenida Perimetral, o empreendimento atenderá famílias beneficiadas pelos programas habitacionais do Governo do Ceará, além de famílias que compõe o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e que viviam em condições precárias no local. “Temos com o Governo do Estado uma parceria muito extensa em diversas áreas. Mais do que construindo casas, hoje estamos apoiando, dando dignidade as pessoas, cuidando de vidas, reestruturando e regenerando famílias. Essa é a maior importância do Minha Casa Minha Vida. E aqui em Fortaleza vamos entregar uma obra que é maior que muitas cidades. É um condomínio que  tem asfalto, ruas, creches. Não estamos pegando famílias e colocando em locais longe, mas em um local com habitabilidade”, destacou o Ministro das Cidades.      

 

jardim8O condomínio receberá o investimento de R$ 352 milhões, que serão destinados à construção de 5.536 apartamentos com 43 metros quadrados cada, distribuídos em 346 blocos. O Cidade Jardim contará também com 13 quadras esportivas, 115 playgrounds, três pistas de skate, quatro campos de futebol, 42 salões de festa. “É o maior investimento que já se fez em uma só ação de construção de residências e equipamentos para a população trabalhadora do Brasil”, destacou Cid Gomes. Além da infraestrutura comum a todos os moradores, o Governo do Estado vai atender diversos setores como saúde, educação e segurança. Serão construídas três creches, uma Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) e uma unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas). Na ocasião o Governador anunciou a construção de uma Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP), em tempo integral, que vai atender os jovens do complexo.

 

jardim9Segundo o Governador, a primeira etapa do projeto beneficiará as famílias que já viviam no local. Em um segundo momento serão beneficiadas as pessoas que construíram suas residências na faixa de domínio da REFFSA, onde o Governo do Estado deve construir o Ramal Parangaba-Mucuripe, ligando esses dois bairros através do sistema rodoviário de Veículos Leve sob Trilhos (VLT). A última etapa vai beneficiar famílias cadastradas em programas habitacionais do Estado, através da Secretaria das Cidades. “O Cidade Jardim é o maior atendimento do MCMV do Ceará e do Nordeste. Com toda a estrutura, com a urbanização de duas lagoas que estão localizadas nesse espaço. Nós do Governo queremos garantir moradia digna e de qualidade para os cearenses”, ressaltou o secretário das Cidades, Camilo Santana. “O que o Governador fez hoje pela capital cearense dá uma demonstração do compromisso e sensibilidade com a nossa gente. Junto com a Presidente Dilma Rousseff, Cid Gomes vai dá oportunidade para mais de 24 milpessoas. Oportunidade de moradia, saúde, educação e lazer”, completou o presidente da Assembleia Legislativa e Prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

 

jardim6Segundo informações da Secretaria das Cidades, o Cidade Jardim será desenvolvido dentro do conceito de bairro planejado e dotado de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Estão previstas 2,5 mil vagas para carros e motos e o empreendimento, além da localização que permitirá o completo atendimento pelos serviços de transporte público. “O Governador Cid Gomes entrega a obra mais importante da história de Fortaleza, porque demonstra um cuidado com as pessoas. Elas estão hoje realizando o sonho da casa própria e com qualidade de vida. Esse momento tem que ser comemorado”, analisou o deputado Federal, José Guimarães.

 

Representando as famílias do MST, o diretor estadual Toninho, agradeceu ao Governador a iniciativa. “Quando decidimos acampar aqui, decidimos que esse era o local da nossa moradia. O dia hoje é de agradecimento, é o momento de um sonho. O sonho que era da nossa casa e que agora começa a se realizar”, comemorou.

 

Também prestigiaram a solenidade o Vice-governador, Domingos Filho; os secretários estaduais Danilo Serpa (Gabinete do Governador), Adail Fontenele (Infraestrutura), Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário), Quintino Vieira (DAE), Paulo Henrique Lustosa (Meio Ambiente); os deputados federais Domingos Neto, Danilo Forte e Pe. Zé Linhares, e o deputado estadual Dedé Teixeira.

 

jardim4

jardim7

 

10.12.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)