Delegação medalhista das Olimpíadas Escolares recebe homenagem

10 de dezembro de 2012 - 18:37

O secretário estadual do Esporte Gony Arruda recebe nesta terça-feira (11) a delegação que disputou a etapa Nacional das Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos, realizada em Cuiabá de 25 de novembro a 8 de dezembro. O encontro com os atletas medalhistas da competição acontecerá no auditório Blanchard Girão da Sesporte, às 14h30min.

A participação dos cearenses nas Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos de 2012 em Cuiabá superou todas as expectativas. O desempenho do Ceará em 2012 ultrapassou o número de medalhas de 2011, quando a equipe conquistou 9 medalhas. Nesta edição, o Ceará trouxe 16 medalhas, além de três convocações para o Mundial de Atletismo em 2013 e atletas selecionados para a seleção brasileira escolar em diversas modalidades.

No Atletismo, foram três medalhas: ouro no Lançamento do Dardo com Lídia Silva e prata de Ulisses Costa no Salto Triplo. Os dois foram convocados para o Festival Olímpico da Juventude na Austrália, em 2013, juntamente com Ítalo Hanz do Salto em Altura. A atleta Vitória Santiago conquistou ainda a medalha de prata no Lançamento do Disco.

No Vôlei de Praia, a dupla Deyvison Valente e Jefferson do Nascimento conquistou a medalha de bronze e foi selecionada pelo COB e CBV para a 1ª Seleção Brasileira Escolar de Vôlei de Praia que vai treinar no Rio de Janeiro, no início de 2013. A Confederação convidou 24 atletas da modalidade, 12 no masculino e 12 no feminino para um período de uma semana de aperfeiçoamento, no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ). Entre as mulheres, Mariana Chrisóstomo, do Colégio Christus B.S. (CE), também foi selecionada para integrar à seleção.

No Judô, quatro medalhas. Prata para Érika Moraes na categoria médio, bronze para Emilia Lopes na categoria meio médio, bronze também para Thaynara Silva categoria médio e bronze na disputa por equipes. Já no Tae Kwon Do, Gabriel Bueno conquistou o bronze na categoria médio. A equipe do vôlei feminino representado pelas atletas do Colégio Christus BS conquistou a medalha de bronze.

No Tênis de Mesa, Wellerson Rodrigues e João Belfort conquistaram o bronze por equipes. Isadora Leite e Brenna Albuquerque também ficaram com o bronze por equipes no feminino. Welleron e Isadora despontaram no esporte através do Projeto Mão Amiga da Secretaria do Esporte do Estado.

O cearense Mikael Gonzaga, do Colégio Estadual Liceu de Maracanaú (CE), fez história ao conquistar a medalha de bronze na prova do ciclismo nas Olimpíadas Escolares. Ele disputou as 14 voltas no circuito de 2,6 km montado na Avenida Beira Rio, em Cuiabá que contou com 41 atletas de 22 estados brasileiros. É a primeira medalha do Ceará na modalidade nos jogos estudantis.

Na natação, a atleta Julia Felizola garantiu a medalha de prata na prova dos 50m borboleta com o tempo 28”71. Com o resultado, Julia bateu pela segunda vez o recorde cearense absoluto que também pertencia a ela.

O handebol cearense conquistou medalha de ouro no feminino e prata no masculino, além de duas convocações pelo COB e CBHd para a primeira seleção brasileira escolar de handebol na categoria 15 a 17 anos: o técnico Fabiano Lima e a armadora Vaniele Abreu. Os dois foram escolhidos para um período de treinamento em 2013 com data e local a serem definidos.

Olimpíadas Escolares 2012

Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizadas pelo Ministério do Esporte desde 2005, as Olimpíadas Escolares é considerado maior evento de esporte estudantil do país e unem esporte, educação e cultura. Em 2012 a competição completa seu segundo ciclo olímpico e abrange cerca de um milhão de estudantes de todo país, juntando as etapas municipais, estaduais e a nacional.

10.12.2012

Assessoria de Comunicação da Sesporte
Manuella Viana/ Isaac Araújo – (85) 3101.4415
imprensa@esporte.ce.gov.br