Governador se reúne com o Comitê Estadual de Combate à Seca

10 de dezembro de 2012

O Comitê Estadual de Combate à Seca do Estado do Ceará se reuniu com o Governador Cid Gomes nesta segunda-feira (10), no Palácio da Abolição , para encaminhar ações emergenciais para agilizar o atendimento às vítimas da seca. Para a operação carros-pipa, o Governador Cid Gomes entrou em contato com o vice-presidente nacional do Banco do Brasil, César Borges, para que a instituição possa agilizar a liberação dos recursos para atender os municípios que ainda dependem dos carros-pipa. Segundo o coordenador nacional da Defesa Civil, coronel Claudemir Rangel, mais 10 municípios cearenses serão atendidos, através de convênio entre o Estado do Ceará e o Ministério da Integração Nacional.

 

Em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o governador Cid Gomes conseguiu a liberação de 32 mil toneladas milho para atender o Ceará. O Mapa vai realizar leilão, no próximo dia 14 de dezembro, para contratar o frete para o transporte desta carga. Atualmente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já disponibilizou para o Estado do Ceará 53 mil toneladas para alimentar o rebanho. Segundo o superintendente da Conab no Ceará, Agenor Ribeiro, outras 8 mil toneladas estão a caminho do Estado e devem chegar ainda em dezembro.

 

Ainda sobre o transporte de milho, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, informou que as 4 mil toneladas de milho que foram contratadas pelo Estado do Ceará para serem distribuídas nos armazéns da Conab no interior, chegam ainda esta semana. “O milho será distribuído para os armazéns de Sobral, Maracanaú, Crateús, Icó, Iguatu, Russas, Juazeiro do Norte e Senador Pompeu”, informou o secretário. Para o governador Cid Gomes, o Ceará ainda necessita de milho para alimentar o rebanho em que pese ter sido bem contemplado com abastecimento.

 

O governador Cid Gomes vai se reunir com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para negociar mais recursos para o Ceará investir em obras estruturantes para a convivência com a estiagem como a perfuração de poços profundos, a construção de barragens e açudes nos municípios com menores índices de abastecimento d’água (sede e distritos) e para a construção de equipamentos como cisternas e projetos de abastecimento d’água.

 

Cid Gomes destacou ainda que na última reunião da Sudene, com a presidenta Dilma Rousseff e os governadores do Nordeste, de Minas Gerais e Espírito Santo, a chefe do Executivo Federal reconheceu que o Estado do Ceará é o que tem apresentado os melhores resultados no atendimento às vítimas da estiagem.

 

O secretário Nelson Martins informou que a próxima reunião do Comitê Estadual de Combate à Seca será em Crateús, na próxima quarta-feira (12). O Comitê vai ouvir e encaminhar as demandas dos municípios da Reigão dos Inhamuns/Crateús. Esta será a terceira reunião do Comitê da Seca no interior do Estado, as outras reuniões aconteceram em Canindé e Russas.

 

10.12.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Cícero Lacerda (ascom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)