Programa de Combate à Fumaça Negra vistoria 462 veículos em Fortaleza e RMF

10 de dezembro de 2012 - 12:15

No período de 4 a 7 deste mês, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF). A operação totalizou com a vistoria de 462 veículos movidos a diesel e 17 multas aplicadas aos responsáveis que estavam com índices de poluição acima do permitido pela legislação ambiental vigente.

 

As infrações geraram multa no valor de R$ R$ 1.239,33 para cada veículo. De acordo com a Geamo, para medir a intensidade de fumaça a equipe utiliza a Escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões até 40% são consideradas normais. Acima disso o responsável pelo automóvel é autuado e multado.

 

Em Fortaleza, as blitze ocorreram nas Avenidas Vicente de Castro (Mucuripe) e Bernardo Manuel (José Walter). Na RMF, as vistorias ocorreram em Aquiraz e Maranguape, nas Rodovias CE 040 Km 32 (Catu) e CE 065 Km 10, respectivamente. As fiscalizações contaram com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

 

Saiba mais

A emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima da terra.

 

Desde 1990 o Programa de Combate à Fumaça Negra da Semace atua no intuito de minimizar a poluição ocasionada pelo material particulado emitido dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel.

 

10.12.2012

 

Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br/85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov