Arce fiscaliza obras de usinas eólicas no litoral cearense

12 de dezembro de 2012 - 11:43

A partir desta quinta-feira (13) até sexta-feira (14), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), fiscalizará sete usinas eólicas com o objetivo de verificar o andamento das obras e se estão em conformidade com os cronogramas estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao final dos trabalhos, os fiscais relatarão as condições de cada uma e as razões dos eventuais atrasos. As usinas que receberão a visita dos técnicos são: as cinco de nome Faísa, localizadas em Trairi; a usina Icaraí, que fica em Amontada; e a eólica Embuaca, também no município de Trairi.

 

As referidas usinas estão entre as vencedoras do Leilão de Energia de Reserva no 03/2009, realizado em dezembro de 2009 pela Aneel, por delegação do Ministério de Minas e Energia. Todas firmaram contratos que previam a operação comercial a partir de 1o de julho de 2012. De acordo com declarações do analista Dickson Araújo, integrante da Coordenadoria de Energia da Arce, “devido aos atrasos na conclusão das obras de conexão das Subestações Acaraú II e Pecém II, sob responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, e Transmissora Delmiro Gouveia – TDG, respectivamente, os empreendedores solicitaram à Aneel alterações em seus cronogramas de implantação, postergando a previsão de operação comercial para o ano de 2013, logo que as instalações de transmissão estiverem prontas”.

 

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará tem acompanhado os pedidos de alteração dos cronogramas das usinas e fiscalizado o andamento de todas as obras que se encontram nessa situação, no Estado do Ceará. Neste mês de novembro, os fiscais da Arce estão realizando idêntico trabalho nas usinas Icaraí I e Icaraí II (37,8 MW), em Amontada; Colônia (18,9 MW), na Taíba; Águia (23,1 MW) e Taíba Andorinha (14,7 MW), em São Gonçalo do Amarante.

 

12.12.2012

Assessoria de Imprensa da Arce

Angélica Martins (85 3101.1020)