Dragão do Mar promove semana sobre Arte e Religiosidade e traz cineasta baiano

12 de dezembro de 2012 - 16:18

Abrindo o Ciclo Ceará Sagrado, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura iniciou na terça-feira (11), com a Mostra Cearense de Cinema Religiosidade e Arte, a Semana “Os Caminhos da Fé no Coração do Cearense”. Os filmes O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Rosemberg Cariry, e A Ordem dos Penitentes, de Petrus Cariry, foram exibidos gratuitamente. A Semana segue com o Seminário “Os Caminhos de Fé: de Roma a Juazeiro”, com participação do cineasta Sérgio Machado e do historiador, filósofo e teólogo Edilberto Reis. A conferência acontece às 19 horas, na Sala 01 do Cine Dragão do Mar. Acesso livre.

 

Seminário “Os Caminhos de Fé: de Roma a Juazeiro”

 

Para discutir o tema da religiosidade e suas releituras na produção artística contemporânea, o CDMAC convidou o cineasta Sérgio Machado e o historiador, filósofo e teólogo Edilberto Reis.

 

O baiano Sérgio Machado tem um currículo consagrado no cinema, trabalhando em filmes como Central do Brasil (1998), O Primeiro Dia (2000), Abril Despedaçado (2001), Onde a Terra Acaba (2001), Cidade Baixa (2005), Madame Satã (2001) e Quincas Berro d´água (2010). Em Fortaleza, o diretor falará sobre o seu novo projeto, ainda em fase de pesquisa e roteirização, que vai contar a história do sacerdote católico Cícero Romão Batista, mais conhecido como Padre Cícero. O filme, ficcional, será baseado no livro Padre Cícero – Poder, Fé e Guerra no Sertão, do jornalista Lira Neto. Além de contar a trajetória de Pe Cícero na vida religiosa, Machado pretende abordar suas incursões na política.

 

O padre Edilberto Cavalcante Reis também participa do encontro para falar sobre o Seminário da Prainha: seminário modelo da romanização no Brasil. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Também tem graduação em Teologia pelo Instituto Filosófico Teológico N S Rainha do Sertão (2001) e Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e professor de história eclesiástica da Faculdade Católica de Fortaleza. Tem experiência na área de História, com ênfase em História eclesiástica (História da Igreja Católica), atuando principalmente nos temas: igreja e política, historiografia, cidade, biografia e diocese do Ceará e práticas religiosas populares.

 

Mostra Cearense de Cinema Religiosidade e Arte

 

A Mostra Cearense de Cinema Religiosidade e Arte acontece também nesta quinta-feira (13), com a exibição dos filmes Milagre em Juazeiro, de Wolney Oliveira,
e O Sertão das Memórias, de José Araújo. As sessões são gratuitas e acontecem às 17h e 19h, na sala 01 do Cine Dragão do Mar.

 

Serviço:

 

Dia 12 – Seminário “Os Caminhos de Fé: de Roma a Juazeiro”, 19h, na Sala 01 do Cine Dragão do Mar

 

Dia 13 – Mostra Cearense de Cinema Religiosidade e Arte, às 17h e 19h, na Sala 01 do Cine Dragão do Mar

 

Acesso livre.

 

Mais Informações:

 

Consulte o guia de programação on line: http://issuu.com/josedradao/docs/guia_dezembro_2012_final?mode=window&backgroundColor=%23222222

Canais na rede: www.dragaodomar.org.br, www.twitter.com/_dragaodomar, www.facebook.com/dragaodomar

 

12.12.2012

Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC

Luciana Vasconcelos (85 3488.8625)