Cid Gomes apresenta ações de Mobilidade Urbana

13 de dezembro de 2012 - 14:14

Mobilidade urbana foi o tema da palestra proferida nesta quinta-feira (13), em Brasília, pelo governador Cid Gomes na 13ª Conferência das Cidades, que faz parte do Congresso Brasileiro de Gestão Pública Municipal. A iniciativa teve o objetivo de levar aos gestores, políticos e sociedade as boas práticas efetivadas no país nesta área.

 

No encontro, Cid Gomes destacou que os governos precisam criar  alternativas para a mobilidade urbana. “A única solução para que nós possamos atenuar o sofrimento das pessoas nesta área é investir em transporte público de massa nos grandes centros. Com esforço de planejamento e mobilização das diversas esferas de poder”, complementou.

 

Cid_Mobilidade4Cid Gomes destacou os investimentos em mobilidade feitos nas regiões metropolitana de Fortaleza e do Cariri, além dos investimentos feitos na cidade de Sobral, na região norte. Durante a palestra, o Governador apresentou a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que está na fase de conclusão com 24,1 Km e a Linha Leste, já em execução, que integrará com a Linha Sul e ligará o Centro de Fortaleza ao Bairro Edson Queiroz.

 

Para as ações voltadas para a Copa do Mundo 2014, Cid Gomes destacou o VLT / Ramal Parangaba – Mucuripe, em execução, com 13 km, nove estações e previsão de cerca de 90 mil passageiros por dia. “O Brasil, durante muitas décadas, não produziu nenhum vagão de trem de passageiros por conta da notória opção pelo modal rodoviário. E o Governo do Ceará, com esforço de fazer metrôs e linhas de trem, fez com que vagões fossem produzidos no próprio Estado incentivando empresas, que levam o produto até a outros países com a mesma demanda”, concluiu Cid.

 

Cid_Mobilidade2   Cid_Mobilidade3

 

13.12.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)