Dragão do Mar traz escritor Xico Sá para lançar romance nesta sexta-feira (14)

14 de dezembro de 2012 - 11:46

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com o projeto MundoLivro, traz nesta sexta-feira (14) o renomado jornalista e escritor Xico Sá para lançar o romance Big Jato. O lançamento será realizado às 19h30, no auditório do CDMAC, quando o autor bate-papo com o público sobre a obra, contando as peripécias da sua ‘literatura de dor de cotovelo’, além de participar de sessão de autógrafos.

 

Conhecido pelo estilo descontraído de escrever, Xico Sá conta uma saga em pleno Cariri, onde as memórias do autor se confundem com uma ficção não menos apurada e rica do que suas já tão conhecidas e elogiadas crônicas. Em Big Jato, cria, a partir de suas memórias, um retrato afetivo de uma juventude passada no Cariri. Estão lá os primeiros encontros com o amor e o rock. As paisagens e as pessoas que ele encontrou. As mudanças nas relações familiares. Um delicado mosaico das descobertas do garoto que enfrenta todas as dificuldades da entrada na vida adulta.

 

Leitores familiarizados com as crônicas e participações televisivas do autor podem se deparar aqui com o mesmo olhar lírico e frequentemente hilariante que Xico costuma dedicar aos relacionamentos e ao futebol, mas irão se surpreender com a ficção do autor. O que emerge em Big Jato é uma prosa madura, uma novela capaz de encapsular um tempo e um espaço onde humor e drama ocorrem nos pequenos momentos do dia a dia.

 

Xico Sá

 

Escritor e jornalista, é colunista da Folha, autor de “Chabadabadá – As Aventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha” e outros dez títulos. Na TV, participa do programa “Saia Justa” (GNT).

 

Sinopse

 

Vale do Cariri, início da década de 1970. Um caminhão, apelidado carinhosamente de Big Jato, é destinado a esvaziar as fossas das casas sem encanamento do Crato. No parachoque, a frase “dirigido por mim, guiado por deus”. O garoto ao lado do motorista pensa: “Não sou um nem o outro”.

 

O caminhão faz parte da vida do garoto. Com seu pai, percorre as ruas da cidade lidando com o dejeto alheio, enquanto acompanha um mundo em transformação. Assim como sua própria infância, algo ali parece estar chegando ao fim, e as mudanças não passam despercebidas aos dois.

 

Serviço:
Lançamento do romance Big Jato, do jornalista e escritor Xico Sá
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: 19h30
Acesso livre e gratuito

 

14.12.2012

Assessoria de Imprensa do Centro Dragão do Mar

Luciana Vasconcelos (imprensadragaodomar@gmail.com / 85 3488.8625)