Secitece e RedeNIT-CE lançam portal de demandas e ofertas tecnológicas

19 de dezembro de 2012 - 18:16

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (RedeNIT-CE) lançam nesta quinta-feira (20), o Portal de Demandas e Ofertas Tecnológicas. O objetivo do site é alinhar as demandas das empresas cearenses às ofertas de soluções das instituições de Ciência e Tecnologia do Estado, mantendo a confidencialidade e apoiando no processo de negociação. O evento terá início às 10 horas, no auditório da Secitece (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz).

 

A ideia é apoiar para que pesquisas desenvolvidas pelas ICTs transformem-se em inovação e negócios, contribuindo para o desenvolvimento, a proteção e a transferência da inovação tecnológica para o mercado. “O conhecimento só tem sentido se melhora a vida das pessoas. Com a iniciativa do portal queremos fomentar o ecossistema de Inovação, aproximando pesquisadores, inventores e demais produtores de conhecimento do empresariado”, enfatiza o secretário adjunto da Secitece, Almir Bittencourt.

 

O portal

 

Uma área será destinada no portal ao cadastro das empresas e dos pesquisadores. As empresas cadastram suas demandas de tecnologia e os pesquisadores respondem se lhes for possível oferecer a tecnologia. As duas partes negociam dentro do próprio sistema do portal. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) a que o pesquisador é ligado acompanha a negociação e pode ajudar a gerenciar o processo. Existe ainda uma opção do sistema para o NIT intitulada “Coordenar eventos entre o pesquisador e a empresa”, para facilitar esse encontro das duas partes e apoiar a negociação e o fechamento da parceria.

 

“A Secitece quer justamente fomentar esta ambiencia tecnológica e por isso apoia a RedeNIT-CE com o desenvolvimento do portal, que vai ajudar ainda a mensurar o que está sendo demandado e por quem está. Ele funcionará como uma espécie de ponto de encontro entre pesquisadores e empresários que querem inovar em seus produtos e processos”, adianta Almir Bittencourt.

 

Manual de Propriedade Intelectual

 

Na ocasião do lançamento, será apresentado o livro “Prospecção, Proteção e Transferência de Tecnologia: Um Manual de Propriedade Intelectual”, desenvolvido pela RedeNIT-CE.  A publicação discorre sobre conceitos e as melhores práticas para uma proteção adequada de suas inovações.

 

“Os assuntos foram organizados a partir de conceitos fundamentais concernentes à inovação e à gestão do conhecimento, relacionando-os com situações-problema enfrentadas pelas ICTs”, explica o organizador do manual, Luiz Eduardo Tavares.

 

Serviço:

Lançamento do Portal de Demandas e Ofertas Tecnológicas / Apresentação do livro “Prospecção, Proteção e Transferência de Tecnologia: Um Manual de Propriedade Intelectual”
Data: 20/12/2012 (quinta-feira)
Hora: 10 horas
Local: Auditório da Secitece (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz)
Informações: (85) 3101-6466

 

19.12.2012

Assessoria de Imprensa da Secitece

Cynthia Cardoso (85 3101.6466 – 8877.9710)