Dia de Campo da Macaxeira acontece em Aracati

20 de dezembro de 2012 - 17:29

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Instituto Agropolos, realiza Dia de Campo da Macaxeira Irrigada, em Aracati. Será na manhã dessa sexta-feira (21), na Fazenda Floresta, comunidade Mata Fresca. A atividade contará com a presença do secretário da SDA, Nelson Martins.

O coordenador da Agricultura Familiar na SDA, Itamar Lemos, destaca que o objetivo da atividade é apresentar a viabilidade dessa cultura para os agricultores. “A ideia é mostrar mais uma alternativa de renda para a agricultura familiar, através do cultivo da macaxeira irrigada”, frisou. A ação faz parte do Projeto de Modernização e Fortalecimento do Setor da Mandiocultura, fruto de uma parceria entre a SDA e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na ocasião, os visitantes vão conhecer a produção de macaxeira modulada e irrigada. Os técnicos da Ematerce e Agropolos vão passar informações sobre produtividade, custos de produção e rentabilidade alcançada pelos agricultores neste sistema de produção.

O Dia de Campo da Macaxeira Irrigada será na roça do produtor João Rebouças, que cultiva uma área de cinco hectares dessa cultura. Ali, ele planta macaxeira de forma modulada e irrigada. Neste método, a área é dividida em módulos e cada parte é plantada em datas diferentes. Assim, o agricultor tem produção pronta para ser comercializada durante todo o ano.

De acordo com Itamar Lemos, na comunidade Mata Fresca existem nove produtores que cultivam uma área total de cerca de 30 hectares de macaxeira irrigada. A produção é vendida no mercado local e municípios vizinhos.

Serviço

Dia de Campo da Macaxeira Irrigada
Local: Fazenda Floresta, na comunidade Mata Fresca, em Aracati/CE
Data: 21 de dezembro, a partir das 8 horas

20.12.2012

Assessoria de Comunicação da SDA
Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA