Governador inaugura Parque de Arvorismo do Cocó neste sábado (22)

21 de dezembro de 2012 - 19:27

Os amantes da natureza e dos esportes de aventura já tem motivos para comemorar. O governador Cid Gomes inaugura neste sábado (22), o Parque de Arvorismo do Cocó, o primeiro equipamento de arvorismo público do Brasil. A solenidade acontece no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó, próximo ao anfiteatro.

 

Com uma estrutura física de parque de aventura e ação, o equipamento de Arvorismo do Cocó vai beneficiar crianças e adolescente e praticantes de técnicas verticais, além de aproveitar todo o potencial do Parque Ecológico do Cocó. O espaço funcionará também como ponto de encontro daqueles que buscam uma diversão em família, proporcionando à população cearense lazer e contato com o meio ambiente.

 

Todo o projeto foi idealizado de acordo com as normas técnicas internacionais de segurança e conta com as seguintes estações: Tirolesa, Ponte de Tambor, Ponte Nepalesa, Falsa Baiana, Ponte de 3 Cordas, Prancha de Toco, Rede de Teia, Ponte de Troncos, Desafiadora, Rapel e Muro de Escalada, em um percurso de 288m de extensão. O Parque funcionará todos os dias da semana, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, exceto em dias de manutenção.

 

Segundo o secretário estadual do Esporte Gony Arruda, a iniciativa pode influenciar outras capitais a também idealizarem equipamentos públicos que valorizem o esporte e a natureza. “Este é um momento histórico em que estamos fazendo um equipamento de arvorismo público que é o primeiro do Brasil e da América Latina e em um parque urbano tão rico como é o Parque do Cocó. É um momento de alegria”, comemorou o secretário.

 

O projeto de Arvorismo do Parque do Cocó é um convênio entre a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). O investimento total para a implantação e operacionalização do parque é de R$ 326.476,50.

 

Sobre o Arvorismo

 

O arvorismo é uma prática esportiva de aventura, que consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores. Esse trajeto é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, criando possibilidades de desafio e a adrenalina nos praticantes.

 

Para a realização dessa modalidade esportiva são necessárias tirolesas ou outras formas de superar os obstáculos, que podem ser naturais ou não. Os praticantes não precisam necessariamente serem atletas. Todo o percurso deve ser acompanhado por monitores treinados e capacitados. Na atividade do arvorismo é considerado importante a utilização constante de um kit composto de cabo de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete.

 

21.12.2012

Assessoria de Comunicação da Sesporte

Manuella Viana / Isaac Araújo (imprensa@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)