Tamboril e Boa Viagem receberão novas cisternas

21 de dezembro de 2012 - 19:30

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entrega assina ordem de serviço, na manhã deste sábado (22), para construção de 1.018 cisternas de placa no município de Tamboril. A solenidade está prevista para as 8 horas e vai contar com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

 

Às 11 horas, em Boa Viagem será assinada ordem de serviço para a construção de 3.248 cisternas de placa e 98 quintais produtivos, sendo 71 com cisternas de enxurrada e 27 com barragens subterrâneas. A ação tem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

 

Os equipamentos serão construídos através de convênio entre o Estado, através da SDA, e as ONG’s Instituto Vida Melhor (cisternas de Placa em Tamboril e Boa Viagem) e Instituto Antônio Conselheiro (quintais produtivos em Tamboril). O investimentos totais serão de aproximadamente R$ 9,124 milhões.

 

A coordenadora do Programa de Cisternas da SDA, Neyara Araújo, destaca que as famílias beneficiadas serão selecionadas pela comissão do Programa de Ação de Convivência com a Seca (PACS). “A comissão do PACS vai auxiliar na localização das famílias a serem beneficiadas com as cisternas de placa e na identificação das famílias com aptidão para receber as barragens subterrâneas”, informou.

 

O secretário Nelson Martins ressalta que o Programa de Cisternas do Ceará vem apresentando resultados satisfatórios e até o final de 2014 a meta é a universalização do abastecimento d’água no Estado. “O Ceará é o estado que mais tem investido na construção de cisternas de placa no Nordeste e um dos que mais construiu o equipamento”, frisando que as quantidades de cisternas que serão inauguradas nos dois municípios contemplarão as famílias da zona rural.

 

A cisterna de placa (Primeira Água) construída pela SDA é um reservatório com capacidade para acumular 16 mil litros d’água para consumo humano. As cisternas de enxurrada (Segunda Água) são utilizadas para o acumulo da água das chuvas para irrigar pequenas plantações e para consumo dos animais. Já a barragem subterrânea é um reservatório construído dentro de pequenos riachos que acumulam água da chuva no subsolo.

 

O secretário destacou ainda que a universalização do abastecimento d’água vai acontecer também com o Projeto São José III e o Programa Água Para Todos, que levarão sistemas de abastecimento d’água para as comunidades do interior cearense.

 

Serviço:

 

Assinatura de ordem de serviço para construção de cisternas e quintais produtivos 

 

Tamboril
Data: 22 de dezembro, às 8h da manhã
Local: Auditório da Escola Profissionalizante Antônio Mota Filho – Avenida Franklin Cavalcante
S/N – Tamboril/CE

 

Boa Viagem
Data: 22 de dezembro, às 11h da manhã
Local: Auditório do Núcleo de Arte, Educação e Cultura José Asseff Fares – Rua Padre Pedro Vitorino, 221, Centro – Boa Viagem/CE

 

21.12.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Cícero Lacerda (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA