Convênios garantem mais qualificação para profissionais da Saúde

27 de dezembro de 2012 - 16:11

Foi lançada nesta quinta-feira (27) a a estratégia Sistema Saúde Escola do Sistema Único de Saúde Ceará (SSESUS – CE), no Palácio da Abolição. Segundo o governador Cid Gomes, se trata de um conjunto de convênios que permitem a qualificação e a interiorização da qualificação na formação de profissionais na área da saúde. “É obrigação do poder público oferecer um serviço de qualidade a quem precisa. Por isso, reafirmo meu compromisso de que ao fim do meu mandato a rede de estrutura de saúde pública do Ceará seja a melhor do Brasil”, disse. O investimento soma, entre Governo Federal e Estadual, R$ 33 milhões.

 

Dentre os convênios assinados, está o programa de expansão e interiorização da residência no Estado. Serão 111 novas bolsas de residência médica e 222 de residência multiprofissional em saúde, divididos entre região Norte, Cariri, e macrorregião de Fortaleza. “A gestão de conhecimento deve ser sempre prioridade na saúde. Essa medida fixa o médico no Interior do Estado, que é onde mais se necessita de profissionais”, afirmou a superintendente da Escola de Saúde Pública, Ivana Barreto. Outro projeto assinado é de capacitação de profissionais de urgência e emergência, somando 4 mil trabalhadores. “Médicos são só a ponta do Iceberg. Precisamos capacitar técnicos, porteiros, maqueiros, todos que formam o conjunto de saúde no Estado”, completou Cid Gomes.

 

SUS_dentro_2Ainda entre os convênios assinados estão a qualificação de profissionais da atenção básica, especialização de nível superior da área médica, cursos de formação básica e ampliação de centros regionais. “Esse é um conjunto de programas e políticas articulados, por isso os recursos só serão bem aproveitados com o compartilhamento entre projetos”, afirmou a superintendente da ESP-CE.

 

 

CONVÊNIO/OBJETO

META

Expansão e Interiorização da Residência Médica no Ceará

150 BOLSAS PARA PRECEPTORES MÉDICOS

Capacitação em Urgência e Emergência

4.000 PROFISSIONAIS (MÉDICOS, ENFERMEIROS, SOCORRISTAS, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM) CAPACITADOS

Curso de formação para Secretários Municipais, coordenadores da atenção básica e Gestores do Programa Academia da Saúde.

320 GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAUDE DOS MUNICIPIOS CAPACITADOS

Qualificação de profissionais da Atenção Básica

360 PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA CAPACITADOS

Especialização para profissionais de nível superior das áreas de Enfermagem e Fisioterapia, em Terapia Intensiva, com ênfase na efetividade e na qualidade da assistência.

80 PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

Realizar cursos para a Qualificação de Profissionais de Saúde para atuação em Saúde Mental e na atenção a usuários de crack, álcool e outras drogas.

CAPACITAÇÃO DE 360 PROFISSIONAIS DE SAÚDE

 

 

O Hospital do Cariri, de acordo com o titular da Secretaria do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, é o melhor equipamento médico do interior do Nordeste, e “o Hospital Regional Norte será ainda maior. Por isso, precisamos de profissionais aptos a operar esses equipamentos de alta tecnologia”. Na saúde, o município é responsável pela atenção básica, o Estado oferece clínica especializada e emergência e o governo federal para atendimentos específicos e de grande porte.  Para que essa capacitação seja possível, é necessário juntar forças entre governos federal, estadual e municipal.

 

Estiveram presentes na solenidade a secretária executiva da Saúde, Rosa Moraes; o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro; o Reitor da UECE, professor Jackson Sampaio; o deputado federal Chico Lopes; os deputados estaduais Professor Teodoro e Lula Morais; a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, e demais prefeitos e autoridades municipais.

27.12.2012 

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br