Réveillon da Solidariedade: Secretaria da Saúde divulga estrutura

28 de dezembro de 2012 - 20:23

A Secretaria da Saúde do Estado vai garantir atendimento médico de urgência ao público que vai participar da festa da passagem de ano no Réveillon da Solidariedade, que o Governo do Estado realiza no aterro da Praia de Iracema na  segunda-feira  (31), para terça-feira (1º). Um Posto Médico Avançado (PMA) instalado no aterro funcionará das 17 horas de segunda-feira às 6 horas da manhã de terça-feira, realizando atendimentos. A estrutura climatizada, com 70 m2, terá consultório médico, área com macas e poltronas para observação e medicação de pacientes e uma sala vermelha, para os procedimentos de urgência de maior complexidade. A equipe do PMA será composta de três médicos, três enfermeiros e três auxiliares de enfermagem. O PMA funcionará com o apoio de uma UTI móvel e duas ambulâncias estacionadas no entorno do aterro.

Serão feitos no Posto Médico Avançado atendimentos de pequena e média complexidade e de casos de alta complexidade que necessitem de estabilização do paciente para o transporte para o hospital. As esquipes ambulâncias farão o primeiro atendimento, o resgate e o transporte de pacientes para o PMA, para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou para emergência hospitalar, com regulação do posto avançado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará 192) dará suporte ao PMA com quatro ambulâncias, sendo uma UTI móvel e três unidades básicas. O esquema montado para o Réveillon da Solidariedade pela Secretaria da Saúde do Estado é baseado nas experiências de cidades como Rio de Janeiro e Salvador em eventos de massa, apresentados nas reuniões da Câmara Temática Estadual de Saúde da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

O Governo do Estado realiza o Réveillon da Solidariedade a partir das 18 horas de segunda-feira. Humoristas, bandas e cantores se revezarão no palco de 600 m2, animando o público durante a festa. A meia-noite o brinde a 2013 acontece com fogos de artifício sincronizado com música durante 15 minutos.  Para ajudar os cearenses que sofrem com a seca, foi fechada uma parceria com a Defesa Civil para recolher alimentos não perecíveis e água potável no Réveillon da Solidariedade, para serem distribuídos aos que precisam no Sertão. Vão ser dispostas 10 salas ao longo do aterro para recolher os donativos. A entidade filantrópica pede que sejam priorizados alimentos como grãos (feijão, farinha, floco de milho, arroz, entre outros) e água potável.

28.12.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara