Réveillon da Solidariedade vai envolver mais de dois mil trabalhadores

28 de dezembro de 2012 - 12:50

 

Começar o ano em paz e ajudando a quem está passando por um situação difícil devido à seca que assola o interior: este é o intuito do Réveillon da Solidariedade, organizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo.

 

A festa, com início marcado para às 18 horas da segunda-feira (31), conta com o apoio de instituições como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Associação Brasileira de Hotéis (ABIH-CE), a companhia telefônica Oi, a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e a Coca-Cola e vai trazer 15 minutos de queima de fogos, 12 atrações musicais e vários humoristas para o aterro da Praia de Iracema, além de arrecadar alimentos a serem distribuídos pela Cruz Vermelha.

 

Ao todo, vão trabalhar mais de mil pessoas na montagem das estruturas, organização, limpeza, segurança particular, produção e técnica de som, luz, pirotecnia e cenografia. Somados a esses, vão estar os envolvidos cerca de 1,1 mil profissionais no esquema especial de segurança. 

 

Mais de mil policiais, guardas, bombeiros e seguranças particulares

A segurança e a fluidez no trânsito para quem vai celebrar a chegada de 2013 no Aterro são prioridades da organização. Para tanto, foi montado um esquema inédito de patrulha, que inclui policiamento a pé e em motos em todos os 41 cruzamentos compreendidos na área a ser interditada a partir das 16h do dia 31 – entre as ruas Nunes Valente (Meireles) e Almirante Jaceguai (Praia de Iracema) e entre a rua Tenente Benévolo e o Aterro.

 

A área dos shows foi zoneada e terá cinco corredores de policiamento, com três metros de largura cada um, separados por grades. Os três primeiros ficarão a cada 50 metros, o quarto a 100 metros do terceiro e o quinto, a 130 metros do final do aterro (rua Ildefonso Albano).

 

Além do efetivo policial, composto por 772 homens das polícias Militar (PM) e Rodoviária Estadual (PRE), foram contratados 350 seguranças particulares. Bombeiros militares vão estar dispostos em seis torres e em duas lanchas de patrulha, afim de evitar afogamentos.

 

Para garantir a fluidez do trânsito na região e também ajudar na segurança, 150 membros da PRE vão utilizar 42 motos, quatro viaturas e três guinchos; além de 40 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

 

A PM vai contar ainda com 12 torres elevadas para terem um visão panorâmica dos possíveis pontos críticos, dotadas de canhões de luz. O efetivo vai se dividir em 484 policias a pé; 30 da Cavalaria, divididos em trios; 20 da Companhia Independente de Eventos (Cipe); 20 da Coordenadoria de Inteligência (Coin) em policiamento velado; e o restante dividido em 75 viaturas leves e 12 pesadas.

 

Vão ser instaladas cerca de 50 câmeras móveis, cujas imagens vão ser acompanhadas em tempo real em uma sala de monitoramento com comunicação via rádio com a PM, a GMF e os Bombeiros, localizada no back stage do palco.

 

Também estarão a postos as equipes do Ronda do Quarteirão e haverá reforço do policiamento nos terminais de ônibus. Todo o esquema de segurança só será encerrado com a dispersão total das pessoas. 

 

Queima de fogos vai ser a mais bonita dos últimos anos

Aproximadamente 20 toneladas de fogos de artifício devem fazer a queima de fogos mais bonita já vista em Fortaleza. Lançados do espigão na altura da avenida Rui Barbosa, vai ter 450 metros de frente de show piromusical, com capacidade para atingir até 150 metros de altura, enquanto os menos potentes, devem estourar a 80 metros.

 

A tecnologia de disparo utilizada é a mais moderna do mercado, com software e equipamentos vindos dos Estados Unidos. Os canhões são acionados por radiofrequência, no ritmo da música tocada. Além disso, dispara bombas aquáticas, que são lançados sobre o mar e explodem sem nenhum dano ambiental.  

 

Palco terá mais de 600 m² e três painéis de led

No momento, estão trabalhando 90 pessoas na montagem do palco, que deve ficar pronto no dia 30. No entanto, um dia antes, os cerca de 60 profissionais das produções dos shows já vão começar a acertar os detalhes técnicos.

 

A estrutura vai ter mais de 600 m², com 15 metros de altura e 20 metros de boca de cena. Nas laterais, vão estar dois telões de alta definição, em led, cada um medindo cinco metros de largura por 10 de altura. No centro do palco, atrás das bandas, vai estar um painel ainda maior, de seis por 12 metros. 

 

Defesa Civil vai recolher alimentos

Apesar dos esforços dos governos Federal e Estadual para levar água para o semiárido nordestino por meio de ações como o Eixão das Águas, programas de construção de cisternas e barragens e da transposição do rio São Francisco, por exemplo, a região passa pela pior seca dos últimos 30 anos.

 

E para ajudar os cearenses que sofrem com a seca, foi fechada uma parceria com a Defesa Civil para recolher alimentos não perecíveis e água potável no Réveillon da Solidariedade, para serem distribuídos aos que precisam no Sertão.

 

Vão ser dispostas 10 salas ao longo do aterro para recolher os donativos. A entidade filantrópica pede que sejam priorizados alimentos como grãos (feijão, farinha, floco de milho, arroz, entre outros) e água potável. 

 

Programação (início às 18h, previsão de término às 5h do dia primeiro):

Banda Verona
Show de Humor
Banda Patrulha
Show de Humor
Waldonys
Show de Humor
Banda Forró Real
Show de Humor
Dupla sertaneja Luis Marcelo e Gabriel
Show de Humor
Késia Estácio e Nayra Costa (The Voice Brasil)
Show de Humor
Luan Santana
Show piromusical
Zezé Di Camargo e Luciano
Show de Humor
Aviões do Forró
Show de Humor
Billy Paul
Italo e Renno

HUMORISTAS: Esquema, Mastrogilda, Laitinho Brega, Ciro Santos e Raimundinha.

 

28.12.2012

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Estado
Carmen Inês Matos Walraven/Mara Cibely de Oliveira/Tunay Moraes Peixoto

Fone: 3101.4661/8732.2041 / 3101.4654
Facebook: fabebook.com/seturce e facebook.com/cecceara
Twitter: @seturceara e @cecceara