Governo do Ceará se torna o mais curtido do Brasil

2 de janeiro de 2013

Com mais de 17,8 mil curtidores, a fanpage do Governo do Ceará inicia o ano de 2013 como a página de Estado mais curtida do Brasil no Facebook. A posição é resultado de um conjunto de ações de comunicação especialmente voltadas para as redes sociais com o objetivo de aproximar o Poder Público estadual da população.

 

Uma delas é estabelecer contato direto entre o Governo do Estado e os usuários da rede, publicando informações em tempo real sobre o andamento de projetos, obras e serviços públicos, além de campanhas governamentais e eventos oficiais que interessem ao povo cearense.

 

Funções e serviços

 

A fanpage funciona também como canal para esclarecer dúvidas sobre qualquer instituição estadual; atender a demandas do cidadão, na medida do possível, por meio do encaminhamento aos órgãos competentes, e informar sobre o funcionamento do Estado – respeitando os princípios de Transparência e Publicidade.

 

A página no Facebook é ainda um receptor de críticas e sugestões da população, que se comunica com o Governo sem mediações e com retorno breve. “Por meio das redes sociais, podemos ouvir de uma forma clara quais são as necessidades dos cidadãos e atendê-las. Um simples post de um usuário no Twitter ou Facebook pode gerar uma série de políticas que beneficiarão milhares de pessoas”, destaca o integrante da Célula de Mídias Sociais  (Cemis) do Governo do Ceará, Antino Silva.

 

Promovendo o acompanhamento do público em tempo real, o Governo do Ceará realiza transmissões de eventos oficiais ao vivo via TwitCasting, para a qual é gerado um link e compartilhado no Facebook. Recentemente, o Estado também aderiu ao Instagram, no qual curtidores da fanpage podem conferir imagens diferenciadas, compartilhadas por ocasião das coberturas jornalísticas das ações governamentais. O conteúdo de texto e imagem da fanpage é também publicado no Twitter, adaptando-se às mais variadas mídias.

 

Visitas guiadas aos equipamentos

 

Dentre as ações de comunicação em 2012, o Governo do Ceará promoveu, por meio do Facebook, uma série de visitas guiadas a diversos equipamentos do Estado, como o novo estádio Castelão, o Centro de Eventos do Ceará (CEC), o Metrô de Fortaleza (Metrofor), o Hospital Regional Norte (em Sobral) e a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP – Aquiraz), todos entregues em 2012 à população cearense, contemplando 2 mil participantes, no total de 18 visitas.

 

No último ano, o Governo do Ceará também ampliou sua presença nas redes sociais por meio de perfis institucionais de secretarias e órgãos vinculados tanto no Facebook quanto no Twitter, atendendo a uma crescente demanda da população na divulgação das ações de governo. Dentre eles, o perfil da Ouvidoria Geral do Estado do Ceará se destaca no atendimento ao cidadão, recebendo manifestações da população e orientando na resolução de problemas.

 

Mais informações:
Antino Silva – Membro da Célula de Mídias Sociais (Cemis) da Coordenadoria
de Comunicação do Governo do Estado do Ceará.
Celular: (85) 8728-0698
Email: antino.silva@casacivil.ce.gov.br.
Fanpage do Governo do Estado: www.facebook.com/governodoceara
Twitter do Governo do Estado: www.twitter.com/governodoceara
Instagram do Governo do Estado: www.instagram.com/governodoceara
Perfis institucionais do Governo do Estado: www.ceara.gov.br/social

 

02.01.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)