Governador isenta pagamento de 145 mil agricultores do Hora de Plantar

4 de janeiro de 2013

O Governador Cid Gomes e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, assinaram portaria para isentar os 145 mil agricultores beneficiados pelo Programa Hora de Plantar em 2012 do pagamento das sementes. O secretário Nelson Martins informou que a isenção total é de R$ 6,2 milhões.

 

O Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), distribui sementes e mudas de elevado potencial genético aos agricultores familiares do Estado e contribui para o aumento da produtividade e para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.

 

Um ano depois de receber as mudas e sementes, os agricultores devem pagar ao Estado a metade do valor pago pelo Estado na compra dos produtos. “Como tivemos uma seca, bastante intensa em 2012, os agricultores estão isentos do pagamento das sementes, o que vai representar para eles uma economia que será significativa”, destacou Nelson Martins.

 

Ainda dentro do Projeto Hora de Plantar, o agricultor que recebe as sementes, ainda pode ter 30% de desconto no pagamento das sementes se provar que não fez queimada. Se o agricultor comprovar que utilizou técnicas agroecológicas de convivência com o semiárido terá mais 10% de desconto.

 

Hora de Plantar 2013

 

Para o Projeto Hora de Plantar 2012/2013, a SDA vai investir R$ 16,6 milhões, do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Serão distribuídas mais de 3,7 mil toneladas de sementes, beneficiando 130 mil agricultores familiares em todo o Ceará. Dentre as culturas que serão distribuídas estão o feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, amendoim,gergelim e girassol.

 

04.01.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA