Oficina elabora currículo da Residência Integrada em Saúde

8 de janeiro de 2013 - 18:04

A Escola de Saúde Pública do Ceará realiza, nos dias 09, 10 e 11 de janeiro, a Oficina de Elaboração das Competências do Currículo da Residência Integrada em Saúde. O evento objetiva construir de forma participativa, com atores da formação, gestão, atenção e participação popular na saúde o currículo desta residência, especificamente as competências a serem desenvolvidas na perspectiva das necessidades dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) Ceará.

 

Diante da expansão da Rede Estadual de Saúde (Policlínicas, UPAs, Hospitais de Referência e Núcleos de Apoio à Saúde da Família) e as necessidades sociais e epidemiológicas do SUS no Ceará estão sendo implantados quatro programas de Residência Multiprofissional em Saúde, nas ênfases: Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Cancerologia e Saúde Coletiva. Na perspectiva do princípio da Integralidade e da atenção em rede, os quatro programas constituem a Residência Integrada em Saúde, cujo currículo integrado é baseado em competências profissionais comuns e específicas.

 

A programação da Oficina será aberta às 18 horas do dia 9, no auditório Ciro Gomes, pela superintendente da ESP/CE, Ivana Barreto, que após o acolhimento aos presentes, falará sobre o Sistema Saúde Escola do SUS Ceará. Na sequência, a diretora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Amanda Frota, fará um pronunciamento sobre as Residências Multiprofissionais em Saúde e a Residência Integrada em Saúde da ESP/CE.

 

Programação

09/01/2013

18h as 19h
Sistema Saúde Escola do SUS Ceará
Residências Multiprofissionais em Saúde e a Residência Integrada em Saúde da ESP/CE

19h as 21h
A construção do Projeto Político Pedagógico da RIS ESP/CE: desafios da elaboração do currículo por campo comum e núcleo específico.

10/01/2013

08h as 10h
Elaboração de currículo baseado em competências

10h as 12h
Contextualização da RIS (por ênfase) – justificativa, perfil da clientela e necessidades dos serviços

14h as 18h
Grupos de Trabalho: Construção das competências dos núcleos profissionais por ênfase da RIS
 
11/01/2013

08h as 12h

Grupos de trabalho: Construção das competências do campo comum por ênfase da RIS

14h as 17h
Grupos de trabalho: Construção das competências transversais da RIS

18h
Plenária e Encerramento

 

08.01.2013

 

Assessoria de Comunicação da ESP-CE
Marcos Saudade e Amanda Peixoto – (85) 3101.1412
Website: www.esp.ce.gov.br
Twitter: twitter.com/espce