Cidadania: Rádio para internos do sistema carcerário será inaugurada nesta quinta (10)

9 de janeiro de 2013 - 12:12

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) inaugura oficialmente nesta quinta-feira (10), a Rádio Livre. O projeto consiste em uma radiadora ligada às unidades penitenciárias, com o intuito de colaborar no processo de reintegração dos apenados e auxiliar os programas da pasta nas áreas de educação, saúde, cultura e direitos humanos. A inauguração acontecerá na sede da Sejus, às 9 horas, com transmissão ao vivo para as unidades prisionais, apresentação da programação, além da participação de profissionais que dão apoio aos programas, funcionários, egressos e da secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo.

 
A Rádio Livre gera diversos conteúdos que chegam à população carcerária, por meio de caixas de som instaladas em vivências e corredores das unidades penitenciárias. Atualmente cerca de quatro mil presos escutam a programação de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, além dos servidores da Secretaria que tem acesso a programação por meio da intranet (rede interna de comunicação). Para a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, “o projeto aposta na capacitação e reintegração social dos internos por meio da informação, educação e promoção dos direitos humanos, do combate a todos os tipos de discriminação e promovendo cultura de paz dentro do ambiente carcerário”. Em algumas unidades, a radiadora também é disponibilizada à direção para apoio nas ações de disciplina, recados, participação dos familiares e avisos de atividades.

 
Por meio de um sinal enviado via internet, a programação da Rádio Livre chega simultânea às unidades que já possuem estrutura de sonorização. A Secretaria da Justiça e Cidadania possui na sede um estúdio profissional para a produção de programas próprios e de transmissão de programações ao vivo para toda a rede de unidades assistidas.

 
Atualmente, a radiadora funciona em cinco unidades penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza: as Casas de Privação Provisória de Liberdade II, III e de Caucaia, na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) e no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), beneficiando cerca de 4.000 internos. A ampliação do projeto prevê a inclusão da CPPL IV e do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II.

 
Saiba mais

 

A Rádio Livre trata de direito, educação, cidadania, cultura, esporte, saúde, paz, mulher, religião, psicologia, meio ambiente, trabalho, capacitação, dentre outros. Estes temas são apresentados na programação da emissora em sessões, intercalados com momentos musicais, spots e outras formas, com o objetivo de dar mais dinâmica. Detentos e profissionais do sistema penal poderão participar da programação por meio de caixas de sugestões que ficam nas unidades, solicitando músicas e realizando perguntas aos apresentadores.

 
Serviço

Rádio Livre
Data/Hora: Quinta-feira, dia 10 de janeiro de 2013, às 9 horas.
Local: Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles.
Informações: Rádio Livre – (85) 3101.2507

 

09.01.2013

 

Assessoria de Imprensa da Sejus
Bianca Felippsen
(85) 9688-8008 / 8878-8464