Mais de 15.000 pessoas beneficiadas pelo projeto Metrô e Cidadania em 2012

10 de janeiro de 2013

A preocupação com a mobilidade urbana na capital cearense e região metropolitana fez com que o Governo do Estado investisse cerca de R$ 1,8 bilhão na Linha Sul do Metrô de Fortaleza, a qual foi inaugurada no final do primeiro semestre de 2012. Pelo mesmo motivo, em períodos anteriores, cerca de R$ 125 milhões foram destinados à modernização da Linha Oeste, que há muito opera com os trens convencionais, formados por carros de passageiros puxados por locomotivas, além de seis veículos leves sobre trihos (VLTs), fabricados pela empresa Bom Sinal, em Barbalha.

 

Todo esse empenho do Estado, porém, não tem característica apenas financeira, sendo também focado na educação social para a preservação do patrimônio público. Por esse motivo, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos vem desenvolvendo há mais de uma década o projeto Metrô e Cidadania. A ação, que visa evitar a depredação dos trens, é desenvolvida preferencialmente nas escolas e comunidades que margeiam as vias por onde trem e metrô passam, mas também atende a projetos sociais, associações e outras instituições.

 

Somente no ano passado, as palestras promovidas pelo projeto alcançaram diretamente e indiretamente mais de 15.000 pessoas em bairros como Mondubim, Álvaro Weyne, Parangaba, Conjunto Esperança, Manoel Sátiro, Barra do Ceará e Aracapé, para citar apenas a abrangência em Fortaleza. Na Região Metropolitana, a iniciativa alcançou ainda os bairros Acaracuzinho, Piratininga, Jereissati, Conjunto Industrial, Alto Alegre e Coqueiral, todos no município de Maracanaú; além de Jurema e Araturi, em Caucaia. Assim, várias instituições foram beneficiadas pelo Metrô e Cidadania que abordou em suas apresentações, além da conscientização para preservação do patrimônio público, os temas meio ambiente e segurança nos trilhos.

 

Apesar de haver um planejamento prévio de visitas às escolas e comunidades, é possível também solicitar as palestras do Metrô de Fortaleza através do e-mail rp@metrofor.ce.gov.br ou telefone 85 3101-7115.

 

10.01.2013

 

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza
Luanna Patrícia
twitter: @metrofor
facebook: MetrodeFortaleza
85 3101-7115/ 85 8563-3186