Sisu: Escolas estaduais abrem laboratórios de informática para inscrição de alunos

10 de janeiro de 2013 - 13:06

Depois de inscrever 92 mil alunos da rede pública estadual no Enem 2012, a Secretaria da Educação (Seduc) abre os Laboratórios Educacionais de Informática (LEI) de suas escolas para garantir que os estudantes tenham acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É nesse momento que todos podem verificar suas notas e fazer escolhas de cursos e universidades, acessíveis ao nível do resultado que obtiveram. Para isso, coordenadores dos laboratórios, professores e gestores escolares estão mobilizados para apoiar e orientar os jovens nesse processo. As inscrições desta primeira etapa serão encerradas às 23h59min do dia 11 próximo, horário de Brasília.

 

Antes da abertura do Sisu, a Seduc disponibilizou aos estudantes das escolas estaduais no período de 15 a 28 de dezembro de 2012, através do portal rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br, um simulador deste Sistema de Seleção. O objetivo da ferramenta foi propiciar um exercício de utilização do sistema nos moldes do programa nacional e, assim, preparar melhor os jovens e os profissionais. Conforme a secretária Izolda Cela, o dinamismo do Sisu, que permite alterações após a atualização da nota de corte, exige do aluno atenção e atitude para refazer escolhas e buscar alternativas compatíveis com sua média.

 

Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações da gestão estadual destinadas a incentivar a participação no Enem e a elevar o nível de acesso ao ensino superior dos estudantes das escolas públicas cearenses. Trata-se do Programa “Enem Chego Junto, Chego Bem” que conta com a participação ativa dos gestores escolares e de suas equipes. Com 92 mil inscrições, a Seduc superou em mais de 7 mil o número de inscritos de 2011. O crescimento é resultado do esforço dos profissionais.

 

No mês de julho passado, aconteceu o projeto “Enem não Tira Férias”, com aulões e simulados em 147 escolas estaduais, e as Colônias de Férias em diversos municípios. Em Outubro, o Dia do Estudante foi comemorado com um evento de mobilização e motivação dos jovens estudantes e das equipes escolares.

 

O projeto incluiu também palestras, materiais instrucionais (guia do estudante para redação; coletânea das provas do Enem dos anos mais recentes, etc), Projeto Superação, Plantão Tira Dúvidas, um grande simulado para toda a rede e o portal “Rumo à Universidade”. Nas datas das provas do Enem, denominado pela Seduc, DIA “E”, houve um serviço completo de apoio aos alunos, com transporte para os inscritos na Capital e no Interior, e um kit com lanche, garrafa para água e caneta.

 

De acordo com o cronograma do MEC, a primeira chamada de selecionados no Sisu está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será feita no dia 28, com matrícula nos dias 1°, 4 e 5 de fevereiro.

 

10.01.2013

 

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – 85 3101.3972
jacquelinec@seduc.ce.gov.br