Metrô do Cariri e Linha Sul do Metrô de Fortaleza voltam a circular nesta segunda-feira (14)

11 de janeiro de 2013 - 20:31

Depois de um período de manutenção para otimização dos serviços, novamente a população da capital, Região Metropolitana e do Cariri, voltam a ser beneficiadas pelo funcionamento dos metrôs na próxima segunda-feira (14). As atividades serão retomadas sem alterações. Nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, por onde passa a Linha Sul, recomeça a operação assistida, que ocorre de 8 as 12 horas, de segunda a sexta-feira. Já nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, será reiniciada a operação comercial, entre os horários de 6 e 20 horas, de segunda a sábado.

 

O período de manutenção na Linha Sul serviu para que fosse finalizada a energização de toda a via, procedimento necessário para a passagem dos trens unidade-elétrica (TUEs). Com isso, será possível para o equipamento passar pelo percurso inteiro, que corresponde a 24,1 quilômetros, começando na Estação Carlito Benevides, em Pacatuba, e indo até a Estação Chico da Silva, em Fortaleza. Por questões de segurança, durante a energização, houve interrupção da concretagem das últimas estações que faltam ser entregues (a própria Chico da Silva e a José de Alencar). Contudo, com a conclusão do trabalho, estima-se que as construções sejam entregues no final de fevereiro ou início de março.

 

No Cariri, onde há já ocorre a operação comercial, os veículos leves sobre trilhos (VLTs) foram recolhidos para uma manutenção mais intensa devido ao funcionamento durante os três turnos e a um desgaste mais evidente. A via percorrida pelo metrô possui extensão de 13,6 km. No decorrer do percurso há nove estações, sendo cinco em Juazeiro do Norte e quatro no Crato. São elas: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti e Padre Cícero. O valor da passagem é de R$ 1,00 a inteira e R$ 0,50 a meia.

 

Horários
Linha Sul – Metrô de Fortaleza: De 8 ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.
Metrô do Cariri: os horários podem ser vistos no link http://www.metrofor.ce.gov.br/images/stories/Menu-Servicos/horarios-metro-cariri-23042012.pdf. Funciona de segunda a sábado.

 

11.01.2013

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza
Luanna Patrícia – 85 3101-7115/ 85 8563-3186
twitter: @metrofor
facebook: MetrodeFortaleza